Notícias

Webinar - Soluções clean label para setor Agroalimentar

O projeto cLabel+ organiza, no dia 12 de julho, via Zoom, um webinar dedicado às “Soluções clean label para o setor agroalimentar: na otimização da resposta do consumidor”.

Neste webinar serão apresentadas práticas de rotulagem “clean label” no mercado internacional, destacados os elementos da rotulagem valorizados pelo consumidor, exploradas as metodologias expeditas para benchmark do consumidor e apresentadas novas abordagens à avaliação de emoções evocadas pelos alimentos.

Fique a par dos mais recentes avanços tecnológicos na área da resposta ao consumidor. Participação gratuita mediante inscrição prévia.

Projeto cLabel+

“cLabel+: Alimentos inovadores clean label naturais, nutritivos e orientados para o consumidor” é um projeto mobilizador do setor agroalimentar, que tem como principal objetivo desenvolver processos e produtos que sejam entendidos pelo consumidor como consistentes com o conceito clean label: com ingredientes naturais, com limitada utilização de aditivos, e que permitam, pelas suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionar a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar.

Este projeto envolve um consórcio de 20 entidades, liderado pela Sumol+Compal Marcas S.A.

Ler mais

Congresso internacional "Smart and Circular Agriculture towards Sustainability"

O congresso internacional "Smart and Circular Agriculture towards Sustainability 2022" (SCAS), organizado pela GreenUPorto, pelas professoras Ruth Pereira e Susana Carvalho, decorre no HF Ipanema Porto Hotel, nos próximos dias 21 e 22 de julho, com o objetivo de debater os desafios presentes e futuros enfrentados pela agricultura. A Revista Agrotec é parceira deste evento.

A abordagem mais promissora para tornar os sistemas de produção de alimentos mais eficientes, mitigando a pegada agrícola e aumentando a produtividade e a renda dos agricultores, é a digitalização. Isso é entendido como a integração de inteligência artificial, big data, robótica, sistemas de aviação não tripulada, sensores, soluções de informação e comunicação, todos conectados e gerenciados pela Internet das Coisas (IOT).

A pesquisa científica também abrange vários outros desafios, como: melhorar a qualidade nutritiva dos alimentos, recuperar os solos e sua biodiversidade, proteger a biodiversidade das culturas e aumentar a resiliência das culturas às mudanças climáticas, bem como a novas pragas e doenças.

Paralelamente a essas questões, a educação precisa de preparar uma nova geração de agricultores aptos a adotar tecnologias que, por sua vez, podem tornar a agricultura mais atrativa para os mais jovens, conciliando-os com os empregos ligados à agricultura e ao meio rural.

Em suma, somente por meio de interações positivas entre tecnologia, ciência e educação, moldadas em políticas eficazes e inovadoras, os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU poderão ser alcançados. Esta conferência pretende abordar temas relacionados com este triângulo virtual, convidando todos os intervenientes do setor académico, da indústria e da agricultura, a apresentarem as suas principais realizações e pontos de vista, contribuindo para o debate.

O congresso estará dividido em 4 sessões:

Sessão 1 – Pesquisa, Inovação e Formação em Agricultura 4.0

Sessão 2 – Agricultura Circular e Sistemas Alimentares

Sessão 3 – Agricultura Vertical e agricultura urbana: onde nos posicionamos?

Sessão 4 – Controlo de pragas e doenças para uma agricultura mais sustentável: as metas desafiantes para 2030

As inscrições para o SCAS2022 estão abertas até dia 15 de julho. Caso se inscreva antecipadamente pode usufruir de uma taxa de desconto.

Saiba mais e registe-se aqui.

Ler mais

Investigadores do GreenUPorto vencem prémios de melhores Teses de Doutoramento

Investigadores Célia Rocha e Luís Baião receberam prémios de melhores Teses de Doutoramento na área de Análise Sensorial

Os investigadores do GreenUPorto – Centro de investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Célia Rocha e Luís Baião, conquistaram os prémios de Melhor Tese de Doutoramento 2020 e 2021, respetivamente, atribuídos pela Associação Espanhola de Profissionais de Análise Sensorial (AEPAS).

Célia Rocha, que é também docente da FCUP, é doutorada em Ciências do Consumo e Nutrição, curso conjunto entre a FCUP e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto. A investigadora desenvolveu a sua tese focada na avaliação de perfis sensoriais e emocionais e características extrínsecas de infusões de ervas orgânicas premium. O estudo foi orientado pelo docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, Luís Cunha, também investigador do GreenUPorto e pela investigadora Ana Pinto de Moura, do GreenUPorto e da Universidade Aberta.

Já o trabalho de Luís Baião, doutorado em Ciência Animal, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), ao abrigo do Programa SANFEED, recaiu sobre a análise sensorial e nutrição do ouriço-do-mar, com o objetivo de compreender a perceção do consumidor e de aprimorar uma dieta que aumente o tamanho e a qualidade das gónadas do ouriço-do-mar. O investigador foi também orientado por Luís Cunha e por Luísa Valente, docente do ICBAS e investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

Ambas as teses foram apoiadas através de Bolsas individuais de Doutoramento em Empresas, financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a empresa Sense Test, e os trabalhos experimentais foram suportados pelos projetos Infusão Premium (projeto em copromoção, 38921) e Caviar (projeto Fundo Azul, FA_05_2017_015), respetivamente.

A AEPAS é a sociedade científica espanhola que congrega, desde 2011, os esforços de divulgação e promoção do conhecimento em torno das Ciências do Consumo e da Análise Sensorial, sendo membro integrante da European Sensory Science Society (E3S). Retomando as suas atividades, com a realização do IV Congresso AEPAS,  que decorreu de 6 a 8 de junho de 2022, em Logroño, Espanha, esta instituição assinala o ultrapassar de mais de 10 anos de existência, tendo criado o I Prémio de Tesis Doctoral, tendo atribuído retroativamente os prémios para as melhores teses defendidas nos anos de 2017 a 2021.

Aos premiados foi entregue um diploma, no decorrer do IV Congresso AEPAS e atribuído um prémio pecuniário no valor de 1.000 Euros.

Ler mais

GreenUPorto recebe organização de referência de investigação em horticultura do Brasil

Visita da EMBRAPA decorre entre os dias 4 e 8 de abril

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), através do GreenUPorto, irá receber, no próximo mês de abril, uma visita técnica de investigadores, técnicos e produtores de uma reconhecida organização na área da horticultura – a EMBRAPA, empresa de investigação agrária do Brasil.

Entre os dias 4 e 8 de abril, cerca de 30 pessoas vão visitar, para além das instalações do GreenUPorto, no polo de Vairão, explorações agrícolas ao ar livre e em estufa, viveiros, empresas de processamento e de embalamento de hortícolas. Na visita a Vairão, os investigadores brasileiros poderão contactar com docentes e investigadores para conhecerem os projetos de investigação e inovação na horticultura que se fazem em Portugal.

“A visita pretende promover uma capacitação e transferência de conhecimento, desenvolvimento e inovação no campo de tecnologia de produção de hortícolas através do contacto com profissionais portugueses altamente qualificados”, descreve Ana Aguiar (aaguiar@fc.up.pt), docente da FCUP e investigadora do GreenUPorto, uma das responsáveis pela organização desta visita juntamente com a investigadora Joana Neto (joana.isa.neto@gmail.com).

Anualmente, o Centro de Horticultura da EMBRAPA organiza visitas técnicas a diferentes países, tendo marcado já presença, por exemplo, na Argentina e nos EUA. “Em 2022 é a vez de Portugal, a cidade escolhida é o Porto, e daqui os participantes partirão para um circuito técnico que incluirá visitas às principais zonas produtoras de hortícolas (Minho e Oeste) e tomate de indústria (Ribatejo), visitas a entrepostos comerciais de expedição e comercialização de hortícolas, e fábricas para processamento IV gama”, conta, por sua vez, Joana Neto, investigadora do GreenUPorto, que está também à frente deste evento.

A iniciativa vai ainda contemplar um seminário organizado pelo GreenUPorto, de promoção da investigação e inovação realizada no setor hortícola em Portugal.

Ler mais

1st TERRATECH Workshop

Nos dias 13 e 14 de Dezembro irá decorrer o 1º workshop organizado pelo projeto TERRATECH, estando as inscrições abertas

8.12.2021

O 1º workshop do projeto TERRATECH (masTERs course on smArt Agriculture TECHnologies) irá decorrer nos próximo dias 13 e 14 de Dezembro. Este evento contará com a participação de diversos investigadores e instituições internacionais, e será discutido o papel de soluções tecnológicas na agricultura de um ponto de vista multidisciplinar (utilizadores, empresas, centros de investigação e estudantes).

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias até 9 de Dezembro.

Para mais informações consulte o website.

Ler mais

Presença do GreenUPorto, através da Professora Ruth Pereira, nos prémios "Os Melhores e as Maiores do Portugal Tecnológico"

No dia 25 de novembro decorreu a entrega dos prémios "Os Melhores e as Maiores do Portugal Tecnológico" pela Exame Informática com o apoio da VISÃO

Os prémios “Os Melhores e as Maiores do Portugal Tecnológico” são uma promoção anual da Exame Informático (com apoio da VISÃO) que visam distinguir empreendedores, inovadores e empresas na área da tecnologia, que tenham um grande impacto na economia.

Esta ação decorreu no dia 25 de novembro no EPIC Sana Marquês em Lisboa, e foi analisado em mais detalhe o setor Agroalimentar devido à sua importância fundamental para o país e que tem sido sujeito a uma profunda transformação digital.

Por isso, este evento contou com a participação da diretora do GreenUPorto, Professora Ruth Pereira, que  integrou um debate acerca da inteligência artificial na agricultura.

O evento foi transmitido em direto e pode ser visto aqui:
https://fb.me/e/4wgI8Hirv?ti=wa

Ler mais

GreenUPorto estabelece parceira com o Food4Sustainability CoLAB

Como ponto de partida desta aliança, o GreenUPorto irá apoiar na organização de workshops sobre a produção agroalimentar sustentável

29.10.2021.

O GreenUPorto estabeleceu recentemente uma parceria com o Food4Sustainability CoLAB, um laboratório colaborativo, sem fins lucrativos, dedicado à inovação da produção sustentável de alimentos e valorização dos recursos naturais envolvidos nas práticas agrícolas.  O envolvimento entre as duas instituições surge no âmbito de uma ação de capacitação do EIT Food, a maior rede europeia em sustentabilidade alimentar. Esta ação, intitulada “Repensar a agricultura: solo, ideias e ações. Casos práticos do território português” (Grow Workshops), é destinada a agricultores, PMEs e público em geral interessado no setor agroalimentar.

Os participantes irão explorar o papel dos solos e abordar tendências e tecnologias, de forma a otimizar negócios e oferecer produtos sustentáveis e saudáveis. Para além de contarem com um painel de oradores reputados entre os quais, a Prof. Daniela Santos (Escola Superior Agrária de Coimbra), a Prof. Marie Bartz (Centro de Agricultura Regenerativa e Biológica) e a Prof. Marta Cortegano (Terra Sintrópica), os participantes terão ainda a oportunidade única de se ligarem à comunidade europeia EIT, para projetos e parcerias futuras. Serão também, apresentados e discutidos casos locais de boas práticas agrícolas.

Estes workshops são gratuitos e serão realizados em Portugal e França com o apoio de parceiros – Building Global Innovators (BGI), Food4Sustainability CoLAB, AIT Austrian Institute of Technology GmbH, Vitagora, Lunds University e GreenUPorto. Estas sessões servirão também para estabelecer redes regionais e europeias de agricultores e PMEs, bem como para encorajar a adoção de novas tecnologias pelas partes interessadas.
Inscreva-se até ao dia 31 de outubro, em www.eit-food-grow-workshop.com. Aceda ao vídeo promocional e ao programa dos workshops, para obter mais informações.

Ler mais

Agregação Prof. Jorge Queiroz

É com grande agrado que damos conta das Provas de Agregação em Ciências Agrárias do Prof. Jorge Queiroz, Investigador integrado do GreenUPorto, que decorreram na FCUP, nos dias 19 e 20 de julho.

As provas decorreram da melhor forma, sendo o candidato aprovado por unanimidade.
Parabéns ao Prof. Jorge Queiroz e ao GreenUPorto, que conta com mais um investigador com este mais alto grau académico.

Ler mais

Equipa promovida por investigadores do GreenUPorto distinguida com 3º lugar Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021

Equipa MochiPortugal apresentou o produto LusoMochi na final do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, sendo distinguida com o 3º lugar

Realizou-se ao final da tarde de ontem, na Casa do Vinho Verde, no Porto, a cerimónia de entrega de prémios da 5ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, uma iniciativa que visa promover a inovação, o empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar, desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir e criar os produtos eco-inovadores do futuro.

O concurso reuniu um total de 27 equipas, sendo que 5 das 10 equipas finalistas eram constituídas por alunos da FCUP – Legumiscas, MochiPortugal, Norteggie, os Togrões e Pro-Ómega. A equipa MochiPortugal, que apresentou o produto LusoMochi (massa de arroz glutinoso com recheio de gelado de castanha salgada e núcleo de geleia de marmelo), foi distinguida com o 3º lugar na final. A equipa é constituída por estudantes do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição (FCUP/FCNAUP) sendo a sua participação no concurso ECOTROPHELIA Portugal 2021 dinamizada pelos docentes da FCUP e investigadores do GreenUPorto Luís Miguel Cunha, Susana Caldas Fonseca e José Carlos Ribeiro, no âmbito da Unidade Curricular de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, dos Mestrados em Ciências do Consumo e Nutrição (MCCN) e em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA).

Ler mais

Trabalho desenvolvido no âmbito da Summer School do GreenUPorto, distinguido entre as comunicações orais apresentadas no IJUP2021

Apresentação do estudo "Application of the defatting process as an enhancer of the sensory profile and level of acceptance of snack bars with incorporation of Tenebrio molitor powder" distinguida como uma das melhores comunicações orais no painel de "Agro-alimentar e Ambiente"

A comunicação oral desenvolvida pela estudante Carla Santos, intitulada “Application of the defatting process as an enhancer of the sensory profile and level of acceptance of snack bars with incorporation of Tenebrio molitor powder”, integra a Lista de trabalhos Distinguidos no mais recente IJUP 2021, de entre as comunicações orais submetidas às áreas “Agrofood & Environment”. O trabalho em apreço foi desenvolvido no âmbito da sua dissertação do mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição e como parte integrante da Summer School – “Hands on Sustainable Agrifood Production: from soil to fork”, organizada pelo GreenUPorto e financiada pela FCT, sob a orientação do Prof. Luís Miguel Cunha e em colaboração com o investigador José Carlos Ribeiro, doutorando do GreenUPorto.

Ler mais

Investigadores do GreenUPorto promovem a participação de 5 equipas finalistas do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021

Foi anunciada no final do passado dia 31 de maio, a lista das equipas finalistas do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021. Cinco produtos desenvolvidos por equipas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com o apoio de investigadores do GreenUPorto, estão entre os dez finalistas do Prémio Ecotrophelia 2021, iniciativa promovida pela Portugal Foods.

Foi anunciada no final do passado dia 31 de maio a lista das equipas finalistas do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, estando sido 5 produtos desenvolvidos por equipas da FCUP entre os 10 finalistas. A participação das equipas foi dinamizadas pelos docentes da FCUP e investigadores do GreenUPorto Luís Miguel Cunha, Susana Caldas Fonseca e José Carlos Ribeiro, no âmbito da Unidade Curricular de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, dos Mestrados em Ciências do Consumo e Nutrição (MCCN) e em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA). Os finalistas vão marcar presença na final do prémio Ecotrophelia 2021 que se realiza no próximo dia 29 de junho na Casa do Vinho Verde, no Porto.

Equipa | Produto: LEGUMISCAS | Pataniscas vegan, ultracongeladas com farinha de grão-de-bico e uma diversidade de legumes

Equipa | Produto: MOCHIPORTUGAL | LucoMochi – Massa de arroz glutinoso com recheio de gelado de castanha salgada e núcleo de geleia de marmelo

Equipa | Produto: NORTEGGIE | AL’CAST – Almôndega de castanha portuguesa congelada, inovação vegan, fonte de fibra com baixo teor de gordura

Equipa | Produto: OS TOGRÕES | Torrão de grão de bico e casca de laranja – Snack doce composto por casca de laranja e grão de bico, com uma aparência irresistível e crocante

Equipa | Produto: PRO-ÓMEGA | Filete vegan de tremoço – Filete vegan de tremoço com linhaça, resíduo de levedura de cerveja, temperado com garam masala

Ler mais

GreenUPorto participa no lançamento de curso que abordará cenários de contaminação por Materiais Radioativos de Ocorrência Natural (NORM)

Inserido no Projeto europeu RadoNorm, o curso será realizado no Porto e em Aveiro, de 30 de agosto a 10 de setembro de 2021

31.05.2021.

No âmbito do projeto RadoNorm (www.radonorm.eu), GreenUPorto, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Universidade de Aveiro organizaram e vão oferecer um curso teórico-prático sobre técnicas laboratoriais e ensaios padronizados a aplicar em cenários contaminados por Materiais Radioativos de Ocorrência Natural (NORM). O curso irá ainda focar as vantagens da aplicação de tecnologias ómicas e de parâmetros de genotoxicidade e citotoxicidade em esquemas de avaliação de risco ambiental. Este curso terá lugar entre 30 de agosto e 10 de setembro e contará com a participação de cientistas de renome da Europa e do Japão. Para mais informação, por favor consulte o programa e informação adicional sobre o curso.

Ler mais

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou o GreenUPorto e o CIBIO InBIO no Campus de Vairão

Enquadrada numa iniciativa do projeto BIOPOLIS, a visita incluiu uma sessão que juntou o Ministro e Investigadores de ambos os Centros de Investigação no debate sobre a ciência em Portugal

12.05.2021.

Na passada sexta-feira, o GreenUPorto abriu as suas portas à visita do Senhor Ministro Manuel Heitor, que foi recebida com entusiasmo no Polo de Vairão. Investigadores do GreenUPorto guiaram a visita através das Instalações do Centro de Investigação, dando a conhecer alguns dos seus projetos. A visita culminou com uma sessão de debate ao ar livre, junto ao antigo museu agrícola, sobre o estado da investigação científica em Portugal.

Ler mais

Projeto europeu VISCA da FCUP entre os projetos-chave na estratégia europeia contra as alterações climáticas

O projeto foi distinguido pela UE pela sua importância na adaptação do setor agrícola à crise climática global

Liderado na FCUP por Jorge Queiroz, docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT) e investigador no GreenUPorto, este projeto foi distinguido pela sua contribuição “para uma produção sustentável e resiliente de vinho” e para a “estratégia europeia de Adaptação às Alterações Climáticas”, “forjando uma Europa Climaticamente Resiliente”.

“O VISCA visou desenvolver um Sistema de Suporte à Decisão (VISCA DSS) que integrando clima, serviços agrícolas e práticas vitícolas, dotasse os vitivinicultores de um software integrando as informações de que necessitam para melhor se adaptarem às condições de alterações climáticas e desse modo garantir um melhor vinho”, explica o docente da FCUP.

Da equipa deste projeto, fizeram ainda parte os docentes do DGAOT Susana Carvalho, Anabela Carneiro, Ana Aguiar e a estudante de doutoramento Inês Cabral, tendo o trabalho de campo sido desenvolvido no Douro em colaboração com a empresa de vinhos do Porto “Symington Family Estates”.

O VISCA foi financiado pelo programa Horizonte 2020 e envolveu também investigadores de Espanha (país coordenador), Itália, França e Inglaterra.

Saiba mais sobre o VISCA no website do projeto (https://www.visca.eu/).

Ler mais

GreenUPorto integra o novo Laboratório Associado INOV4Agro

Constituído em parceria com o CITAB (coordenação), o INOV4Agro tem como missão impulsionar a transição do setor agroalimentar perante os modernos desafios que enfrenta

24.03.2021.

No último exercício de avaliação de Unidades de Investigação (UI) da responsabilidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o GreenUPorto apresentou a sua candidatura para ser reconhecido como uma UI nacional. A recetividade desta UI pelo painel de avaliação internacional não podia ter sido melhor, recebendo em 2019 a classificação máxima de “Excelente”.

Na persecução da sua consolidação, no final de 2020, fruto de colaborações bem sucedidas no passado, o GreenUPorto juntou-se ao CITAB – Centro para a Investigação e Tecnologia das Ciências Agroambientais e Biológicas e formaram o Instituto para a Inovação, Capacitação e Sustentabilidade da Produção Agroalimentar (INOV4Agro), que viu o seu estatuto de Laboratório Associado aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para os próximos dez anos.

O Inov4Agro surgiu assim com a missão de fomentar a transição do setor agrícola para a sustentabilidade, promovendo a agricultura de precisão e de conservação (com especial enfoque na cadeia de valor da, horticultura), contribuindo para a implementação das necessárias adaptações do setor às alterações climáticas, aumentando a atratividade dos territórios de baixa-densidade e a promovendo a otimização e valorização dos recursos endógenos. Para o efeito o INOV4Agro irá aumentar a capacidade das novas gerações de produtores e agricultores, fornecendo-lhes o background científico e tecnológico necessário, para a conversão do setor.

Coordenado pelo CITAB, o INOV4AGRO assenta numa estrutura de governação que foi pensada para garantir igual representatividade das duas unidades de investigação envolvidas no processo de tomada de decisão, assim como demonstrar claramente o compromisso assumido por ambas na implementação do plano estratégico apresentado para os próximos dez anos.

Este plano, está estruturado em 4 linhas temáticas de investigação: 1) Eficiência no uso de recursos e qualidade dos produtos; 2) Recursos aquáticos, saúde do solo e alimentos; 3) Valorização dos sistemas alimentares locais e 4) desenvolvimento tecnológico e inovação, que serão da responsabilidade de investigadores do GreenUPorto e do CITAB, e que começaram já a colaborar intensivamente na organização e coordenação de consórcios Europeus, para obtenção de fundos europeus.

Ler mais

Seminários de Produção Agroalimentar Sustentável

Os seminários do GreenUPorto estão de volta, agora num formato online

Esta iniciativa, que começou em 2019, regressa com dois seminários com data marcada para o dia 17 de março, quarta-feira, às 14h30. Os investigadores Tânia Fernandes e João Oliveira-Pacheco, que integraram o GreenUPorto recentemente, serão os oradores e vão apresentar os seus trabalhos de investigação sobre o controlo do fungo Fusarium oxysporum no tomate e sobre o genótipo e fenótipo do fungo Candida tropicalis, respetivamente.

Aceda à sinopse da 1ª apresentação intitulada “The role of pH on control of Fusarium wilt on tomato” e da 2ª apresentação intitulada “Genotype and phenotype diversity of Candida tropicalis isolates” para saber um pouco mais, de antemão, do que nos irão falar os investigadores.

Os seminários serão online, via Zoom. Para aceder ao evento, na data e hora marcada, utilize este link.

 

Ler mais

O GreenUPorto está a colaborar na criação de um mestrado internacional sobre agricultura de precisão

As investigadoras Ruth Pereira (GreenUPorto/FCUP), Susana Carvalho (GreenUPorto/FCUP), Anabela Cachada (CIIMAR/FCUP), Verónica Nogueira (CIIMAR/FCUP), Sofia Oliveira (GreenUPorto/FCUP) e Tânia Fernandes (GreenUPorto) estão a colaborar num projeto Europeu para o desenvolvimento de um mestrado que prepare os estudantes para trabalhar em agricultura de precisão

10.03.2021.

A agricultura é uma prática com milhares de anos: já os antigos Egípcios faziam grandes cultivos de trigo e cevada! Contudo, a indústria agrícola tem evoluído imenso ao longo do tempo, impulsionada pelas novas descobertas científicas e os desenvolvimentos tecnológicos daí resultantes. A agricultura de precisão é uma das mais recentes inovações desta indústria, que consiste em usar tecnologia de ponta para monitorizar em tempo real os cultivos e as condições ambientais circundantes. Desta forma, a agricultura de precisão permite apoiar a tomada de decisões com o intuito de aumentar a produtividade e sustentabilidade das plantações. A sua crescente popularidade entre os agricultores e a sua grande valorização no mercado deram origem a um aumento da procura de profissionais com uma dupla especialização em agricultura e em engenharia da Internet das Coisas (IOT). De forma a responder a esta necessidade, as investigadoras da Universidade do Porto estão a colaborar no projeto TERRATECH – masTERs course on smArt Agriculture TECHnologies, que pretende lançar um mestrado internacional avançado que dote os estudantes dos conhecimentos e das competências necessárias para trabalhar no campo da agricultura de precisão.

O projeto TERRATECH, que iniciou a sua atividade em novembro de 2020, é uma parceria entre Universidade do Porto (Portugal), International Hellenic University (Grécia), University of Debrecen (Hungria), University Pompeu Fabra (Espanha), Catholic University of the Sacred Heart (Itália), Vidzeme University of Applied Sciences (Letónia), Mediterranean Agronomic Institute of Chania (Grécia), Cerca Trova Ltd (Bulgária), ECQA GmbH (Áustria), Evolutionary Archetypes Consulting SL (Espanha), Ktima Filippou- Schoinoplokakis (Grécia), AgriWatch BV (Holanda), Agroop Lda (Portugal) e Regional Federation of CUMA of the West (França). Este projeto é financiado pelo programa Erasmus + “Alianças do Conhecimento”. Para mais informações, consulte a página web do projeto TERRATECH aqui.

Ler mais

COPPEREPLACE, um projeto internacional que reduzirá o uso de cobre nas vinhas

A FCUP/GreenUPorto integra consórcio internacional com entidades de Portugal, França e Espanha que irão trabalhar neste projeto de I&D + i para reduzir o uso de cobre nas vinhas, sendo apoiado pelo programa Interreg SUDOE, que dotou o COPPEREPLACE com um financiamento superior a 1 milhão de euros

17.02.2021.

Um total de 13 entidades espanholas, francesas e portuguesas do setor do vinho, reuniram forças para reduzir de forma significativa o uso do cobre na viticultura, assim como o seu impacto ambiental. Trata-se de um projeto de I+D& i COPPEREPLACE liderado pela Plataforma Tecnológica do Vinho, de Espanha, e aprovado para financiamento pelo programa Interreg Sudoe. Uma iniciativa inovadora que concentra a atenção na Europa para fornecer soluções integradas, sustentáveis e alinhadas com métodos de produção que respeitem o meio ambiente. Para o efeito, o COPPEREPLACE conta com o prazo compreendido entre novembro de 2020 e fevereiro de 2023, assim como com um forte consorcio internacional formado pela Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), Instituto Francês do Vinho e da Vinha (IFV), Sogrape Vinhos, Centro de Valorização Ambiental do Norte (CVAN), Universidade Politécnica da Catalunha (UPC-UMA), Vignerons Bio Nouvelle Aquitaine (SVBNA), Fundação EURECAT, Familia Torres, Universidade do Porto (GreenUPorto), Universidade de Vigo, LBS (Gérard Bertrand), Jean Leon e com a Plataforma Tecnológica do Vinho (PTV) a liderar. Além disso o consorcio conta ainda com o apoio da consultora Artica Ingeniería e Innovación (artica+i), como gabinete técnico do projeto, prestando apoio na fase de desenvolvimento, assim como no acompanhamento e na justificação técnico-económica do COPPEREPLACE.

O COPPEREPLACE criará ainda uma rede de stakeholders que integrará não apenas viticultores, mas também outros representantes do panorama vitivinícola internacional, com o objetivo de envolver todos os agentes interessados no projeto para que possam contribuir com conhecimento e experiência.

O projeto, cujo título completo é “Desenvolvimento e implementação integral de novas tecnologias, produtos e estratégias para reduzir a aplicação de cobre nas vinhas e remediar solos contaminados na região SUDOE, conta com um orçamento superior a 1,6 milhões de euros e recebeu mais de 1 milhão de euros de financiamento do Programa de Cooperação Territorial Sudoeste da Europa (Interreg SUDOE).

Para mais informação, visite o website do projeto COPPEREPLACE aqui.

Ler mais

O GreenUPorto e o iB2, LAQV-REQUIMTE organizam o fórum "Plant Pest and Diseases Forum: Redefining concepts, mechanisms and management tools"

O evento será realizado a 24 de março de 2021, via Zoom

O Plant Stress lab (GreenUPorto) e o Integrative Bology and Biotechnology lab (iB2, LAQV-REQUIMTE), ambos pertencentes à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, têm o prazer de anunciar o evento “Plant Pest and Diseases Forum: Redefining concepts, mechanisms and management tools”, que se realizará, via ZOOM, no dia 24 de março de 2021. Este será a primeira de três Conferências Internacionais anuais relacionadas ao stresse em plantas [https://www.eugloh.eu/]. Ao convidar investigadores de renome nas áreas da Biologia Vegetal e Pragas em Plantas, este forum destina-se a uma audiência internacional com a participação de nove oradores convidados especialistas nos tópicos abordados. Além disso, investigadores em início de carreira e estudantes pós-graduados podem submeter os seus trabalhos para apresentação em comunicação oral ou e-poster.  Mais informações no site https://www.ib2lab.com/ppd. As inscrições já abriram e são gratuitas!

Registe-se aqui.

Ler mais

Projeto CROPEO finalista do Prémio Empreendedorismo e Inovação CA 2020

O projeto CROPEO é um dos 12 finalistas da 7ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que premeia projetos de carácter inovador nos sectores da Agricultura, Agro-indústria e Floresta. Este projeto tem como objetivo a proteção de cereais armazenados contra pragas e doenças, com especial foco na proteção de grãos de milho. No seu âmbito foi desenvolvido um dispositivo de encapsulamento de óleos essenciais, com atividade inseticida e fungicida, permitindo a libertação continua e controlada dos seus voláteis, apresentando desta forma uma solução sustentável que garante a segurança alimentar nos países em desenvolvimento, com acesso limitado a recursos de proteção de cereais armazenados. O projeto CROPEO foi desenvolvido em parceria entre o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (Unidade de Investigação – LEAF), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Unidade de Investigação – LEPABE) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (GreenUPorto – Laboratório de Proteção das Culturas).

Ler mais

Webinar de encerramento do projeto europeu AgriNuPes

O evento relativo ao projeto ‘AgriNuPes – Integrated monitoring and control of water, nutrients and plant protection products towards a sustainable agricultural sector’ teve lugar a 4 de dezembro de 2020 com um programa de um dia que incluiu apresentações dos coordenadores de cada Work Package, assim como de investigadores de projetos europeus em curso, no âmbito do uso eficiente da água (REWATER, WATER4EVER, OPERA e POTENTIAL). Este webinar foi também enriquecido pela participação da Dr.ª Esther Diez Cebollero, representante do Water Joint Programming Initiative (Water JPI), o programa inter-governamental de referência mundial para a sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.
15.01.2021.

O projeto europeu AgriNuPes (www.agrinupes.eu) é financiado pelo programa ERA-NET Cofund WaterWorks2015 (desenvolvido pelo Water JPI) e coordenado pela instituição nacional de I&D INESC-TEC. O projeto AgriNuPes teve início em 2017 e contou com a participação da FCUP/GreenUPorto e de outras entidades internacionais, nomeadamente o Turkish Water Institute (SUEN), a Universidade EGE e EGE Life Sciences (Turquia), o Research Institutes of Sweden (RISE, Suécia), a Universidade de Wageningen (Países Baixos) e a empresa espanhola Riegos y Tecnología S. L. (RITEC, Espanha), dedicada ao uso eficiente da água na agricultura. Este consórcio internacional esteve a desenvolver um sistema de monitorização que consiste num sensor ótico NPK e biossensores para deteção de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, a serem integrados num sistema inteligente a utilizar no suporte à gestão da fertirrega na agricultura. A FCUP/GreenUPorto teve a seu cargo o Work Package 5 – sistemas semi-abertos (Cascade ReUse Systems), que teve como objetivo a avaliação da adequação e impacto destes sistemas de produção na qualidade da água/drenagem, na qualidade do solo e ao nível da planta.

Neste webinar de encerramento, os sensores desenvolvidos foram apresentados e foram disseminados os principais resultados de mais de três anos de investigação, incluindo estudos de caso regionais, que se focaram na avaliação da aplicabilidade dos sensores e da adequação dos sistemas de produção comumente utilizados na atualidade.

O programa do webinar está disponível aqui.

 

Ler mais

GreenUPorto hosted a Summerschool on sustainable agrifood production

The project was financed under the scope of the program "Summer with Science” promoted by the FCT in collaboration with DGES
01.11.2020.

From July to October 2020, a Summerschool entitled “Hands on Sustainable Agrifood Production: from soil to fork” was hosted by GreenUPorto, involving students in scientific projects related to sustainable agrifood production. Under the scope of the program “Summer with Science”, promoted by the Portuguese public agency Foundation for Science and Technology (FCT) in collaboration with the Directorate General for Higher Education (DGES), GreenUPorto research center had a group of students working in the fields of Biology, Agricultural Sciences and Consumer Sciences and Nutrition.

Ler mais

Comunicação oral do bolseiro de investigação Saul Fernandes distinguida no IJUP 2020

Apresentação do estudo "Induction of bystander effect by different contaminants on soil oligochaetes" considerada a melhor no painel "Agro-alimentar e Ambiente"
20.05.2020.

O bolseiro de investigação Saul Fernandes explicou o fenómeno conhecido como efeito “bystander”, em que danos genéticos observados em organismos, são comunicados a outros seres vivos não expostos a agentes indutores de stress. Saul Fernandes apresentou os resultados obtidos pela equipa de pesquisa em que se encontra a trabalhar, que demonstraram, pela primeira vez, o efeito “bystander” entre minhocas e enquitreídeos com exposição a cádmio.

A comunicação oral teve lugar durante o 13º Encontro de Investigação Jovem da U. Porto (IJUP 2020), que decorreu no passado mês de fevereiro, no Porto.

Ler mais

GreenUPorto e INESC TEC assinam protocolo

O objetivo é estreitar a colaboração no âmbito da Agricultura 4.0
13.11.2019.

O GreenUPorto assinou, no dia 12 de novembro de 2019, um protocolo de colaboração com o INESC TEC. Este protocolo tem como objetivo estreitar a colaboração no âmbito da Agricultura 4.0, aliando o conhecimento científico aos desenvolvimentos tecnológicos para a promoção da sustentabilidade económica e ambiental do setor agroalimentar, com principal enfoque na cadeia de valor da Horticultura, em sistemas de produção quer ao ar livre quer em culturas protegidas.

Na assinatura deste protocolo estiveram presentes a Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, a Coordenadora do GreenUPorto, Ruth Pereira e o Presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça.

Este acordo foi celebrado no âmbito do Fórum do Outono INESC TEC, organizado em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, sobre o tema “A (R)evolução Digital no Agro-alimentar e Floresta. O evento decorreu na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, e contou com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Ler mais

Eventos

27 Jul. 2022

Agrifood talks: what´s shaking the field? Comunicação oral: "Misconduct in the dissemination of science: vigilance and due care to ensure ethical behavior"

Palestra pelo Doutor Ricardo Antunes Azevedo, docente e investigador da Universidade de São Paulo (Brasil) e membro da Academia de Ciências do Estado de S. Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências. Evento híbrido: modo presencial (Campo Alegre; Edifício FC4 – sala 0.11) e online (via ZOOM através do link abaixo), às 9h30.
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success

11 Mai. 2022

Agrifood talks: what´s shaking the field? Comunicação oral: "Sustainable Agricultural Production: Do Residues Matter?"

Palestra pelo Doutor Paulo Renato Matos Lopes, docente e investigador da UNESP (Brasil) e coordenador do GAIA – Grupo de Ação em Impactos Ambientais (FCAT/UNESP). Evento híbrido: modo presencial (Campo Alegre; Edifício FC4 – sala 0.11) e online (via ZOOM através do link abaixo), às 9h30.
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success

5 Mai. 2022 – 6 Mai. 2022

Programa de carreiras "Talent Bootcamp"

O Talent Bootcamp aproxima a Academia da Economia. Em cada edição, há 150 empresas disponíveis para recrutar e conhecer alunos de elevado potencial. As inscrições podem ser feitas no link:
https://survey.alchemer.eu/s3/90419095/Talent-Bootcamp?source=pf

7 Abr. 2022

Seminário Hortícola Portugal-Brasil (7 Abril, 9:30-12:30)

Auditório do Campus Agrário de Vairão (FCV1), no âmbito da Visita Técnica de Horticultura da EMBRAPA a Portugal
SeminárioHortícola_Vf.pdf

1 Mar. 2022 – 9 Mar. 2022

Campanha Solidária "Juntos pela Ucrânia"

Angariação de bens: roupa, material médico e alimentos de bebé e criança. As contribuições podem ser entregues no Campus de Vairão (Vairão, Vila do Conde)
Juntos-pela-Ucrânia_pdf.pdf

2 Fev. 2022

Agrifood talks: what´s shaking the field? Evento híbrido: modo presencial (Campus de Vairão) e online (via ZOOM), às 9h30.

Comunicação oral: "Priming of defence and its exploitation for postharvest resistance". Palestra partilhada pela Doutora Estrella Luna Diez (Universidade de Birmingham, Reino Unido) e pela aluna de doutoramento Katie Stevens (Programa Midlands Integrative Biosciences Training Partnership)
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success
Agrifood-talks-II.png

15 Dez. 2021

Sustainable Agrifood Production Seminars (online, via ZOOM; 14h30)

1ª apresentação: "Unravelling the morpho-physiological, biochemical and molecular responses of tomato plants to combined nitrogen and water deficit" (Estudante de Doutoramento Joana Machado, GreenUPorto) // 2ª apresentação: "Preventing HLB in Europe: characterization and control of the vector Trioza erytreae" (Bolseira de Investigação Joana Neto, GreenUPorto) // 3ª apresentação: "Plant cell adaptation to adverse conditions: molecular determinants and interaction networks" (Estudante de Doutoramento Miguel Sampaio, GreenUPorto). Leia mais aqui: https://sigarra.up.pt/fcup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_amo_id=&p_nr=75613&p_pnr=1
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success

1 Dez. 2021 – 17 Dez. 2021

Campanha Solidária GreenUPorto

Recolha de alimentos, roupas, produtos de higiene e brinquedos na ajuda a famílias carenciadas/instituições de Vairão (Vila do Conde). Contribuições podem ser depositadas no átrio da entrada FCV2 - Ed. Ciências Agrárias/GreenUPorto (Vairão)
Campanha-Solidaria-GUP.jpg

27 Nov. 2021

EIT Food Grow Workshops: “Repensar a agricultura: solo, ideias e ações. Casos práticos do território português”

Ação de capacitação destinada a agricultores, PMEs e interessados no setor agroalimentar
https://pt.eit-food-grow-workshop.com/services-5

25 Nov. 2021

Conferência "VALOR International Mid-Term Conference: The new curricula on traditional farming and resilient and sustainable agriculture"

Esta conferência, organizada pelo Centro de Ciencia y Tecnología Forestal de Cataluña (CTFC), inclui uma comunicação sobre o Projeto TERRATECH, coordenado pelo GreenUPorto e apresentado neste evento pela Doutora Ruth Pereira (GreenUPorto/FCUP)
https://www.dropbox.com/s/qqbuzwofnylidix/AGENDA%20-%20VALOR%20CONFERENCE%20SPAIN.pdf?dl=0

24 Nov. 2021

Sustainable Agrifood Production Seminars (online, via ZOOM; 14h30)

1ª apresentação: "Unravelling the morpho-physiological, biochemical and molecular responses of tomato plants to combined nitrogen and water deficit" (PhD student Joana Machado GreenUPorto) // 2ª apresentação: "Plant cell adaptation to adverse conditions: molecular determinants and interaction networks" (PhD Student Miguel Sampaio, GreenUPorto). Read more here: https://sigarra.up.pt/fcup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_amo_id=&p_nr=75613&p_pnr=1
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success

6 Nov. 2021

EIT Food Grow Workshops: “Repensar a agricultura: solo, ideias e ações. Casos práticos do território português”

Ação de capacitação destinada a agricultores, PMEs e interessados no setor agroalimentar.
https://pt.eit-food-grow-workshop.com/services-5

27 Out. 2021

Sustainable Agrifood Production Seminars (online, via ZOOM; 14h30)

1ª apresentação: "Consumer preferences and motives for eating legume-based dishes" (Estudante de Doutoramento Filipe Pereira, GreenUPorto) // 2ª apresentação: "EFFICIENT-TOM: Integrated biotechnological strategies for EFFICIENT water and nitrogen use in TOMato" (Estudante de Doutoramento Ana Patricia Fernandes, GreenUPorto). Leia mais aqui (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_amo_id=&p_nr=75613&p_pnr=2)
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success

22 Set. 2021

Sustainable Agrifood Production Seminars (online, via ZOOM; 14h30)

1ª apresentação: "Kiwifruit bacterial canker: developing sustainable management tools for the mitigation of a pandemic disease" (Estudante de Doutoramento Miguel Santos, GreenUPorto) // 2ª apresentação: "Sensory evaluation and wellbeing perception related to low-glycemic index rice products" (Estudante de Doutoramento Diva Cabral, GreenUPorto). Leia mais aqui (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_amo_id=&p_nr=75613&p_pnr=1)
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success

17 Jun. 2021 – 18 Jun. 2021

Congresso Ibérico "Solo e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Soluções"

A submissão de propostas para pósteres ou comunicações orais pode ser efetuda até 15 de maio. Mais informações no website do Congresso (link abaixo)
https://www.cisds2020.com/

26 Mai. 2021

Sustainable Agrifood Production Seminars (online, via ZOOM; 14h30)

1ª apresentação: "Sensory and consumer perspective of edible insects" (Estudante de Doutoramento José Carlos Ribeiro, GreenUPorto) // 2ª apresentação: "Exploring the potential of different Catharanthus roseus cultivars as alkaloid sources and their responses to N-UV light irradiation" (Estudante de Doutoramento Marisa Lourenço, GreenUPorto). Leia mais aqui (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_amo_id=&p_nr=72473&p_pnr=1)
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success

13 Mai. 2021

Pré-Congresso Digital de Viticultura (antecedendo o 'VII Congresso Internacional de Viticultura de Montanha') – Online

O evento será levado a cabo via online e a participação é gratuita. Aceda ao website do evento para inscrição e mais informações (link abaixo)
https://viicongresscervim.utad.pt/

28 Abr. 2021

Sustainable Agrifood Production Seminars (online, via ZOOM; 14h30)

1ª apresentação: Effects of plant protection products application on the quality of vineyard soils from Douro Region (PhD student Beatriz Fernandes, GreenUPorto) // 2ª apresentação: Unravelling plant tolerance mechanisms to the pandemic bacterium Pseudomonas syringae pv. actinidiae (Marta Nunes da Silva, GreenUPorto). Leia mais aqui (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_amo_id=&p_nr=71133&p_pnr=1)
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success

24 Mar. 2021

Plant Pest and Diseases Forum: Redefining concepts, mechanisms and management tools

Este fórum, organizado pelo Plant Stress lab (GreenUPorto) e pelo Integrative Biology and Biotechnology lab (iB2, LAQV-REQUIMTE) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, será realizado via Zoom. As inscrições já abriram e são gratuitas! Registe-se no link abaixo.
https://www.ib2lab.com/ppd
Plant-Pest-and-Diseases-Forum.png

Sustainable Agrifood Production Seminars (online, via ZOOM; 14h30)

1ª apresentação: "Evaluation of the impact of the oral microbiome on the sensory perception" (Estudante de Doutoramento Tiago Silva, GreenUPorto) // 2ª apresentação: "Exploiting strawberry responses to more sustainable nutritional regimes" (Estudante de Doutoramento Maling Wang, GreenUPorto). Leia mais aqui (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_amo_id=&p_nr=75613&p_pnr=1)
https://fc-up-pt.zoom.us/j/98522145307?pwd=WmJvMGJIdUg0NDRMZlVLZ0Uwdkwxdz09#success