Fev 2022
Aumentar a sustentabilidade e reduzir as perdas ao longo da cadeia de produção de morango: A Professora Susana Carvalho apresenta o projeto que tem na mira o fungo fitopatogénico Botrytis cinerea
Em notícia divulgada no Diário de Notícias, a Investigadora do GreenUPorto explicou a importância do Projeto ‘Botrytis-XTalk’ recentemente financiado pela FCT
Nos próximos três anos, uma equipa coordenada pela Professora Susana Carvalho (com a Doutora Tânia Fernandes como Co-PI) irá desenvolver nos laboratórios do GreenUPorto/FCUP, em parceria com a Universidade de Birmingham (Reino Unido), estratégias sustentáveis de mitigação do efeito da podridão cinzenta na cultura do morango. Em entrevista ao Diário de Notícias, a Investigadora explicou que o patógeno causador desta doença, o fungo Botrytis cinerea, resulta em perdas drásticas de produção e na redução da vida de prateleira do morango. Este foi o ponto de partida no desenvolvimento do projeto “Botrytis-XTalk: explorando a comunicação fungo-hospedeiro para o controlo precoce e sustentável da podridão cinzenta”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e brevemente explicado pelas palavras da sua Coordenadora aqui.
Ler mais
Nov 2021
Campus de Vairão destacado no mapa europeu das Cidades Circulares
No âmbito da Semana das Cidades Circulares, o jardim vertical do GreenUPorto ganhou destaque pela agência europeia COST
08.11.2021.
O recente jardim vertical, instalado no campus de Vairão, ganhou visibilidade europeia, após destaque na webpage da prestigiada instituição europeia de financiamento à investigação e inovação European Cooperation in Science and Technology (COST).
Num mundo em profundas mudanças, em que expressões como a “descarbonização da economia”, “pegada ecológica”, e “economia circular”, se tornaram parte do dia-a-dia, alterações marcadas quanto ao modo como produzimos e consumimos se tornaram pontos essenciais no debate sobre as cidades que pretendemos para o futuro.
Na semana em que se celebram as cidades circulares, a COST foi à procura de pontos onde estas mudanças estão já a ocorrer e encontrou um deles no nosso campus de Vairão. O jardim vertical do GreenUPorto, instalado no lado sul do edifício FCV2 das Ciências Agrárias, ganhou assim visibilidade europeia, tendo sido destacado no vídeo promocional #Circular Cities Week 2021. Assista ao vídeo sobre as cidades circulares, aqui.
Ler mais
Jun 2021
Projeto “Strawberry+: novas abordagens para impulsionar a qualidade do morango desde o campo até à indústria” divulgado no programa 90 Segundos de Ciência, da Antena 1
A Coordenadora Científica do Strawberry+, a Professora Susana Carvalho (GreenUPorto/FCUP), deu voz ao projeto que pretende otimizar a produção de morango
O projeto Strawberry+, desenvolvido pelo GreenUPorto/FCUP, a empresa do setor alimentar Frulact e a Universidade Católica Portuguesa, e financiado pela Agência Nacional de Inovação (Portugal 2020), foi apresentado no programa “90 segundos de Ciência”, da emissora radiofónica Antena 1.
Perante o desafio de divulgar o Strawberry+ de forma muito resumida, a Investigadora do GreenUPorto Susana Carvalho apresentou os principais aspetos do projeto que pretende melhorar a produção de morango, numa perspetiva de sustentabilidade.
Aceda aqui ao podcast da Antena 1 dedicado ao Strawberry+, e fique com o essencial deste projeto.
Ler mais
Mai 2021
Projeto EW-BIOSENSOR divulgado no programa “90 Segundos de Ciência”, da Antena 1
A investigadora Ruth Pereira explicou o objetivo do projeto que visa o aumento da sustentabilidade na produção vitícola, pela aplicação de biossensores em solos de vinhas
O Projeto EW-BIOSENSOR, que está a ser desenvolvido no âmbito do programa IJUP Empresas e que conta com a participação da empresa do sector vitivinícola Sogrape Vinhos SA, foi divulgado no programa radiofónico “90 Segundos de Ciência”. Em minuto e meio de divulgação de ciência, fique com o essencial do projeto EW-BIOSENSOR, pela voz da Investigadora do GreenUPorto, Ruth Pereira. Aceda ao podcast da Antena 1, aqui.
Ler mais
Set 2018
Dia Aberto da LIPOR
A qualidade dos solos como temática de atividades
Dia 29 de Setembro investigadores do GreenUPorto colaboraram com a LIPOR na comemoração do seu dia Aberto. A avaliação da qualidade de solos foi o tema da atividade desenvolvida com crianças e adultos. Enquanto os adultos aprenderam a medir diversos parâmetros indicadores de qualidade dos solos, os mais pequeninos fascinaram-se com a lupa e com a diversidade de organismos do solo.