O GreenUPorto está a colaborar na criação de um mestrado internacional sobre agricultura de precisão

As investigadoras Ruth Pereira (GreenUPorto/FCUP), Susana Carvalho (GreenUPorto/FCUP), Anabela Cachada (CIIMAR/FCUP), Verónica Nogueira (CIIMAR/FCUP), Sofia Oliveira (GreenUPorto/FCUP) e Tânia Fernandes (GreenUPorto) estão a colaborar num projeto Europeu para o desenvolvimento de um mestrado que prepare os estudantes para trabalhar em agricultura de precisão

10.03.2021.

A agricultura é uma prática com milhares de anos: já os antigos Egípcios faziam grandes cultivos de trigo e cevada! Contudo, a indústria agrícola tem evoluído imenso ao longo do tempo, impulsionada pelas novas descobertas científicas e os desenvolvimentos tecnológicos daí resultantes. A agricultura de precisão é uma das mais recentes inovações desta indústria, que consiste em usar tecnologia de ponta para monitorizar em tempo real os cultivos e as condições ambientais circundantes. Desta forma, a agricultura de precisão permite apoiar a tomada de decisões com o intuito de aumentar a produtividade e sustentabilidade das plantações. A sua crescente popularidade entre os agricultores e a sua grande valorização no mercado deram origem a um aumento da procura de profissionais com uma dupla especialização em agricultura e em engenharia da Internet das Coisas (IOT). De forma a responder a esta necessidade, as investigadoras da Universidade do Porto estão a colaborar no projeto TERRATECH – masTERs course on smArt Agriculture TECHnologies, que pretende lançar um mestrado internacional avançado que dote os estudantes dos conhecimentos e das competências necessárias para trabalhar no campo da agricultura de precisão.

O projeto TERRATECH, que iniciou a sua atividade em novembro de 2020, é uma parceria entre Universidade do Porto (Portugal), International Hellenic University (Grécia), University of Debrecen (Hungria), University Pompeu Fabra (Espanha), Catholic University of the Sacred Heart (Itália), Vidzeme University of Applied Sciences (Letónia), Mediterranean Agronomic Institute of Chania (Grécia), Cerca Trova Ltd (Bulgária), ECQA GmbH (Áustria), Evolutionary Archetypes Consulting SL (Espanha), Ktima Filippou- Schoinoplokakis (Grécia), AgriWatch BV (Holanda), Agroop Lda (Portugal) e Regional Federation of CUMA of the West (França). Este projeto é financiado pelo programa Erasmus + “Alianças do Conhecimento”. Para mais informações, consulte a página web do projeto TERRATECH aqui.