GreenUPorto recebe organização de referência de investigação em horticultura do Brasil

Visita da EMBRAPA decorre entre os dias 4 e 8 de abril

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), através do GreenUPorto, irá receber, no próximo mês de abril, uma visita técnica de investigadores, técnicos e produtores de uma reconhecida organização na área da horticultura – a EMBRAPA, empresa de investigação agrária do Brasil.

Entre os dias 4 e 8 de abril, cerca de 30 pessoas vão visitar, para além das instalações do GreenUPorto, no polo de Vairão, explorações agrícolas ao ar livre e em estufa, viveiros, empresas de processamento e de embalamento de hortícolas. Na visita a Vairão, os investigadores brasileiros poderão contactar com docentes e investigadores para conhecerem os projetos de investigação e inovação na horticultura que se fazem em Portugal.

“A visita pretende promover uma capacitação e transferência de conhecimento, desenvolvimento e inovação no campo de tecnologia de produção de hortícolas através do contacto com profissionais portugueses altamente qualificados”, descreve Ana Aguiar (aaguiar@fc.up.pt), docente da FCUP e investigadora do GreenUPorto, uma das responsáveis pela organização desta visita juntamente com a investigadora Joana Neto (joana.isa.neto@gmail.com).

Anualmente, o Centro de Horticultura da EMBRAPA organiza visitas técnicas a diferentes países, tendo marcado já presença, por exemplo, na Argentina e nos EUA. “Em 2022 é a vez de Portugal, a cidade escolhida é o Porto, e daqui os participantes partirão para um circuito técnico que incluirá visitas às principais zonas produtoras de hortícolas (Minho e Oeste) e tomate de indústria (Ribatejo), visitas a entrepostos comerciais de expedição e comercialização de hortícolas, e fábricas para processamento IV gama”, conta, por sua vez, Joana Neto, investigadora do GreenUPorto, que está também à frente deste evento.

A iniciativa vai ainda contemplar um seminário organizado pelo GreenUPorto, de promoção da investigação e inovação realizada no setor hortícola em Portugal.