GreenUPorto Open Lab: 20/11 em Vairão

Vem conhecer os nossos investigadores e atividades em Produção Agroalimentar Sustentável!

Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, teremos no GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2023, a decorrer a iniciativa «GreenUPorto Open Lab», a qual incluirá atividades abertas ao Público Geral e, em particular, a jovens e estudantes (incluindo universitários), promovendo o contacto direto com cientistas e investigadores da área Agroalimentar,  e «abrindo as portas» dos nossos laboratórios e estufas em Vairão à comunidade.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do formulário: https://forms.gle/eGyYeYVNDN6WWjsp7

Data: 20 de novembro, a partir das 14horas
Local: GreenUPorto, campus de Vairão, Vila do Conde (coordenadas GPS 41.326254381911, -8.6744672553399)

Gostarias de experimentar a vida de um agrónomo por um dia? E que tal a vida de um cientista do solo, ou de um biólogo de plantas? E, já agora, porque não descobrir como trabalha um investigador em ciências da alimentação? Vem visitar o GreenUPorto e interagir de perto com exemplos de todos estes cientistas, num circuito pelos nossos laboratórios e estufas, que estarão de portas abertas à comunidade a 20 de novembro!

No GreenUPorto trabalham diariamente cientistas em três principais linhas de investigação que percorrem a vida das plantas “do solo ao prato”: Biologia Ambiental (incluindo avaliação de Riscos Ambientais e Ciência do Solo), Biologia de Plantas e Ciência Alimentar. A partir de cada uma destas linhas, serão apresentadas aos visitantes algumas das principais atividades diárias e objetivos de investigação por exemplos reais dos nossos cientistas que, todos os dias, quebram as barreiras do conhecimento nas Ciências Agronómicas.

Em cada atividade, os visitantes poderão vivenciar e obter respostas às questões:

1) O que faz um cientista avaliador de riscos ambientais e, em particular, um microbiólogo do solo?
2) O que faz um cientista de plantas e, em particular, um investigador dos fungos que assolam as nossas frutas e verduras?
3) O que faz um cientista alimentar, e em particular, um investigador que trabalha com insetos edíveis?

No final da tua visita ao GreenUPorto, poderás ainda deixar o teu contributo para um mundo mais verde, ao ajudar-nos a completar a nossa famosa parede verde agro-ornamental!

Ciências do Solo / do Ambiente | 20 Novembro 14-15h
Edifício de Ciências Agrárias (FCV2), Rua da Agrária, 747, 4485-646 Vairão, Portugal

O que faz um cientista avaliador de riscos ambientais e, em particular, um biólogo do solo?
O solo tem inúmeras funções importantes, como a produção de alimentos e o armazenamento e filtração da água. No decorrer destas atividades, poderás ficar a conhecer melhor a vida de um Cientista do Solo, incluindo atividades em laboratório de análise de microorganismos presentes em diferentes tipos de solo (por exemplo em solo agrícola e solo urbano), e experimentar trabalhos de ecotoxicologia, percebendo porque razão se recorrem a organismos terrestres, como as oligoquetas, para avaliar a qualidade dos solos. Poderás ainda conhecer a diversidade de organismos que vivem no solo, perceber as suas funções, e fazer pequenas experiências com eles.

Mais informação: https://www.cienciaviva.pt/semanact/2023/eventos.php?accao=showactivities&id_activity=4653#evento

Ciências das Plantas / Agronomia: Biologia de Plantas, Produção e Pós-colheita | 20 Novembro 15-16h

O que investiga um cientista que trabalha com plantas? Os trabalhos apresentados incidirão na temática da patologia de plantas e, os participantes poderão visitar uma estufa onde decorrem ensaios em campo, saber mais sobre formas sustentáveis de controlar doenças nas culturas e ainda participar em atividades práticas em laboratório, contactando com plantas e fungos. Por fim, vamos realizar um jogo para determinar quem terá aprendido mais nesta atividade. Contamos contigo!

Mais informação: https://www.cienciaviva.pt/semanact/2023/eventos.php?accao=showactivities&id_activity=4656#evento

Ciência Alimentar | 20 Novembro 16-17h

O que faz um cientista alimentar, e em particular, um investigador que trabalha com novos alimentos sustentáveis como insectos edíveis? As atividades incluirão todo o processo de desenvolvimento de novos produtos alimentares, passando pela visualização em laboratório de métodos de processamento e extração alimentar, formulação de novos produtos, simulação de testes de perceção de consumidores e realização de de provas de análise sensorial com uma degustação de produtos alimentares inovadores com incorporação de insetos edíveis.

Mais informação: https://www.cienciaviva.pt/semanact/2023/eventos.php?accao=showactivities&id_activity=4655#evento

Venham conhecer um dos mais reconhecidos Centros de Investigação da U.Porto e da FCUP!
Contamos convosco!