GreenUPorto estabelece parceira com o Food4Sustainability CoLAB

Como ponto de partida desta aliança, o GreenUPorto irá apoiar na organização de workshops sobre a produção agroalimentar sustentável

29.10.2021.

O GreenUPorto estabeleceu recentemente uma parceria com o Food4Sustainability CoLAB, um laboratório colaborativo, sem fins lucrativos, dedicado à inovação da produção sustentável de alimentos e valorização dos recursos naturais envolvidos nas práticas agrícolas.  O envolvimento entre as duas instituições surge no âmbito de uma ação de capacitação do EIT Food, a maior rede europeia em sustentabilidade alimentar. Esta ação, intitulada “Repensar a agricultura: solo, ideias e ações. Casos práticos do território português” (Grow Workshops), é destinada a agricultores, PMEs e público em geral interessado no setor agroalimentar.

Os participantes irão explorar o papel dos solos e abordar tendências e tecnologias, de forma a otimizar negócios e oferecer produtos sustentáveis e saudáveis. Para além de contarem com um painel de oradores reputados entre os quais, a Prof. Daniela Santos (Escola Superior Agrária de Coimbra), a Prof. Marie Bartz (Centro de Agricultura Regenerativa e Biológica) e a Prof. Marta Cortegano (Terra Sintrópica), os participantes terão ainda a oportunidade única de se ligarem à comunidade europeia EIT, para projetos e parcerias futuras. Serão também, apresentados e discutidos casos locais de boas práticas agrícolas.

Estes workshops são gratuitos e serão realizados em Portugal e França com o apoio de parceiros – Building Global Innovators (BGI), Food4Sustainability CoLAB, AIT Austrian Institute of Technology GmbH, Vitagora, Lunds University e GreenUPorto. Estas sessões servirão também para estabelecer redes regionais e europeias de agricultores e PMEs, bem como para encorajar a adoção de novas tecnologias pelas partes interessadas.
Inscreva-se até ao dia 31 de outubro, em www.eit-food-grow-workshop.com. Aceda ao vídeo promocional e ao programa dos workshops, para obter mais informações.