Webinar de encerramento do projeto europeu AgriNuPes

O evento relativo ao projeto ‘AgriNuPes – Integrated monitoring and control of water, nutrients and plant protection products towards a sustainable agricultural sector’ teve lugar a 4 de dezembro de 2020 com um programa de um dia que incluiu apresentações dos coordenadores de cada Work Package, assim como de investigadores de projetos europeus em curso, no âmbito do uso eficiente da água (REWATER, WATER4EVER, OPERA e POTENTIAL). Este webinar foi também enriquecido pela participação da Dr.ª Esther Diez Cebollero, representante do Water Joint Programming Initiative (Water JPI), o programa inter-governamental de referência mundial para a sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.
15.01.2021.

O projeto europeu AgriNuPes (www.agrinupes.eu) é financiado pelo programa ERA-NET Cofund WaterWorks2015 (desenvolvido pelo Water JPI) e coordenado pela instituição nacional de I&D INESC-TEC. O projeto AgriNuPes teve início em 2017 e contou com a participação da FCUP/GreenUPorto e de outras entidades internacionais, nomeadamente o Turkish Water Institute (SUEN), a Universidade EGE e EGE Life Sciences (Turquia), o Research Institutes of Sweden (RISE, Suécia), a Universidade de Wageningen (Países Baixos) e a empresa espanhola Riegos y Tecnología S. L. (RITEC, Espanha), dedicada ao uso eficiente da água na agricultura. Este consórcio internacional esteve a desenvolver um sistema de monitorização que consiste num sensor ótico NPK e biossensores para deteção de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, a serem integrados num sistema inteligente a utilizar no suporte à gestão da fertirrega na agricultura. A FCUP/GreenUPorto teve a seu cargo o Work Package 5 – sistemas semi-abertos (Cascade ReUse Systems), que teve como objetivo a avaliação da adequação e impacto destes sistemas de produção na qualidade da água/drenagem, na qualidade do solo e ao nível da planta.

Neste webinar de encerramento, os sensores desenvolvidos foram apresentados e foram disseminados os principais resultados de mais de três anos de investigação, incluindo estudos de caso regionais, que se focaram na avaliação da aplicabilidade dos sensores e da adequação dos sistemas de produção comumente utilizados na atualidade.

O programa do webinar está disponível aqui.