GreenUPorto celebra o Dia Mundial do Solo

Dia 5 de dezembro, o GreenUPorto junta-se a partes interessadas da investigação e política num conjunto de atividades para celebrar o Solo

No próximo dia 5 de dezembro, o GreenUPorto mais uma vez celebrará o Dia Mundial do Solo, com um evento especialmente dedicado.

O evento, que terá lugar na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e iniciará pelas 14h00, reunirá partes interessadas da comunidade investigadora e política para discutir as políticas nacionais relativas ao nosso Solo.

A conservação do solo é, cada vez mais, um tema altamente relevante, abrangido por todas as políticas europeias e pela recente proposta de diretiva sobre monitorização e resiliência do solo.

As preocupações com o solo fazem parte do dia a dia de todos que administram de perto essa matriz ambiental e dela dependem mais diretamente. Contudo, a sociedade, de forma transversal, dos mais novos aos mais velhos, não parece estar devidamente informada e alerta para os problemas associados à sua qualidade e saúde e sobre o papel de cada um de nós na sua promoção.

A celebração deste dia torna-se, assim, extremamente importante para contribuir para uma cidadania mais informada e ativa.

Neste contexto, a Faculdade de Ciências e de Engenharia da Universidade do Porto, bem como os seus Centros de Investigação GreenUPorto/INOV4Agro, CIIMAR e CERENA, em articulação com a Parceria Portuguesa para os Solos e a A Sociedade Portuguesa de Ciências do Solo, celebrarão o dia com um conjunto de atividades especialmente dedicadas à temática dos Solos.

O programa incluirá uma palestra sobre «Contribuições do Observatório de Solos da UE para a Nova Proposta de Directiva de Monitorização e Resiliência do Solo e para a Saúde do Solo da UE», por parte da Comissão Europeia, bem como um debate sobre «Conservação do Solo e Gestão Pública Política em Portugal», entre atores políticos, académicos e produtivos. Incluirá também uma apresentação do «Solo do Ano» e um «World Café» em torno da análise das políticas europeias para a gestão do solo.

O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa, mediante inscrição em: tinyurl.com/bd6dsvyb

Junta-te a nós na celebração da importância do nosso Solo!

Funded by national funds via FCT (Foundation for Science and Technology) through the Strategic Projects UIDB/05748/2020 and UIDP/05748/2020, DOI https://doi.org/10.54499/UIDP/05748/2020 and https://doi.org/10.54499/UIDB/05748/2020.