Investigadores do GreenUPorto vencem prémios de melhores Teses de Doutoramento

Investigadores Célia Rocha e Luís Baião receberam prémios de melhores Teses de Doutoramento na área de Análise Sensorial

Os investigadores do GreenUPorto – Centro de investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Célia Rocha e Luís Baião, conquistaram os prémios de Melhor Tese de Doutoramento 2020 e 2021, respetivamente, atribuídos pela Associação Espanhola de Profissionais de Análise Sensorial (AEPAS).

Célia Rocha, que é também docente da FCUP, é doutorada em Ciências do Consumo e Nutrição, curso conjunto entre a FCUP e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto. A investigadora desenvolveu a sua tese focada na avaliação de perfis sensoriais e emocionais e características extrínsecas de infusões de ervas orgânicas premium. O estudo foi orientado pelo docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, Luís Cunha, também investigador do GreenUPorto e pela investigadora Ana Pinto de Moura, do GreenUPorto e da Universidade Aberta.

Já o trabalho de Luís Baião, doutorado em Ciência Animal, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), ao abrigo do Programa SANFEED, recaiu sobre a análise sensorial e nutrição do ouriço-do-mar, com o objetivo de compreender a perceção do consumidor e de aprimorar uma dieta que aumente o tamanho e a qualidade das gónadas do ouriço-do-mar. O investigador foi também orientado por Luís Cunha e por Luísa Valente, docente do ICBAS e investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

Ambas as teses foram apoiadas através de Bolsas individuais de Doutoramento em Empresas, financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a empresa Sense Test, e os trabalhos experimentais foram suportados pelos projetos Infusão Premium (projeto em copromoção, 38921) e Caviar (projeto Fundo Azul, FA_05_2017_015), respetivamente.

A AEPAS é a sociedade científica espanhola que congrega, desde 2011, os esforços de divulgação e promoção do conhecimento em torno das Ciências do Consumo e da Análise Sensorial, sendo membro integrante da European Sensory Science Society (E3S). Retomando as suas atividades, com a realização do IV Congresso AEPAS,  que decorreu de 6 a 8 de junho de 2022, em Logroño, Espanha, esta instituição assinala o ultrapassar de mais de 10 anos de existência, tendo criado o I Prémio de Tesis Doctoral, tendo atribuído retroativamente os prémios para as melhores teses defendidas nos anos de 2017 a 2021.

Aos premiados foi entregue um diploma, no decorrer do IV Congresso AEPAS e atribuído um prémio pecuniário no valor de 1.000 Euros.