Nova publicação sobre Nanobiopesticidas como o futuro em Tratamentos Fitosanitários

A equipa LABRISK do GreenUPorto acaba de publicar um trabalho na revista de elevado impacto «Science of The Total Environment»

A equipa do GreenUPorto «Laboratório de Avaliação de Riscos de Solos e Águas Contaminados (LABRISK)» acaba de publicar um novo artigo na revista de elevado impacto «Science of The Total Environment», focado nos nanobiopesticidas como alternativas para tratamentos fitossanitários.

Os nanobiopesticidas, especialmente aqueles à base de plantas, têm surgido como alternativas promissoras aos pesticidas sintéticos. No entanto, a avaliação destes produtos ao nível do perigo para organismos não alvo ​​ainda é limitada e necessita de mais investigação.

O artigo, intitulado «Nanobiopesticidas: o futuro dos tratamentos fitossanitários na agricultura moderna?», apresenta uma revisão de literatura que analisa criticamente a literatura existente sobre nanoformulações de biopesticidas de fontes naturais, as suas técnicas de síntese e potenciais efeitos ecotoxicológicos. O artigo aborda ainda aspetos regulatórios na autorização e comercialização de nanobiopesticidas.

Como principais conclusões, os autores afirmam que:

– Não existem dados ecotoxicológicos confiáveis ​​e suficientes para fins de avaliação de risco e estabelecimento de doses de segurança;

– Os requisitos de registo e autorização para estes novos produtos são mais complicados do que os aplicáveis ​​aos produtos químicos sintéticos e demoram muito tempo.

Este artigo resulta do trabalho colaborativo entre o GreenUPorto/FCUP e o CITAB – Centro de Investigação e Tecnologia de Ciências Agroambientais e Biológicas, da UTAD.

A autora principal do artigo, Sofia Machado, está atualmente a frequentar o Programa Doutoral em Biologia na FCUP e GreenUPorto, desenvolvendo a sua tese «Novas formulações micro e nano-baseadas incorporando pesticidas botânicos: avaliação do seu destino e impactos ecotoxicológicos».

Leia o artigo aqui: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2023.166401