
Decorreram de 9 a 11 de julho
As 2.ªs Jornadas do LaPMET – Laboratório de Física para Materiais e Tecnologias Emergentes (Laboratory of Physics for Materials and Emerging Technologies) decorreram entre 9 e 11 de julho na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), reunindo mais de 140 participantes entre investigadores, estudantes e profissionais das áreas da física teórica, física aplicada, ciência dos materiais e tecnologias emergentes – incluindo materiais e tecnologias quânticas.
Durante três dias, o evento promoveu o encontro entre várias unidades de investigação de referência, incluindo os três membros do LaPMET, IFIMUP – Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica, CeFEMA – Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados, CF-UM-UP – Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto, e o instituto convidado C2TN – Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, do Instituto Superior Técnico.
Estes centros estiveram juntos na FCUP para divulgar o seu trabalho e reforçar a sua colaboração científica.
O programa incluiu palestras, mesas-redondas temáticas e estratégicas e apresentações de posters.
“As jornadas afirmaram-se como um evento privilegiado para o diálogo interdisciplinar e a divulgação de investigação de ponta, reforçando a posição do LaPMET como um polo dinamizador na área dos materiais avançados”, salienta a organização do evento.
Mais informações sobre as 2.ªs Jornadas do LaPMET estão disponíveis no site oficial.
Sobre o LaPMET
A missão do LaPMET é impulsionar o avanço científico por meio de investigações interdisciplinares em materiais quânticos, comunicações, fotónica e nanotecnologia. O objetivo é criar soluções impactantes que beneficiem a sociedade e contribuam para um futuro sustentável.
O LapMET reune um consórcio liderado pelo IFIMUP criado em 2021 e conta o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.