Oficinas

Mecânica e Electrónica

As Oficinas do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto têm capacidade de conceção e execução de inúmeros projetos de mecânica ou eletrónica realizados por pessoal altamente qualificado, prestando apoio essencial às atividades letivas e de investigação.

A Oficina de Mecânica está especialmente vocacionada para o aconselhamento na conceção, projeto e posterior fabrico de peças, dispositivos e equipamentos específicos que satisfaçam os requisitos de estudantes, docentes e investigadores, podendo ocasionalmente fabricar em série peças cujo protótipo tenha sido desenvolvido em parceria.

A oficina está apta a processar uma grande variedade de materiais (metais, madeira, acrílico, teflon e PVC) e utilizando diferentes técnicas de maquinação e processamento. A Oficina está implantada numa área total superior a 200m2, onde estão instalados vários equipamentos dos quais se destacam os tornos mecânicos, fresadoras, furadoras, máquinas de corte, quinadeira, calandra e prensa, máquina de polimento por jato de areia e equipamento para soldadura TIG, MIG e a oxiacetileno, de entre outros.

A Oficina de Electrónica realiza projectos de electrónica e instrumentação de raiz bem como reparações deste tipo de equipamentos. Presta ainda apoio na resolução de problemas associados com equipamentos informáticos (hardware).

A oficina está equipada com equipamentos para a produção de placas de circuito impresso bem como de uma gama diversa de equipamentos de teste e medição (multímetros, osciloscópios, fontes de sinal, DAQ, etc)

Contacto: dfa.oficinas@fc.up.pt

Equipa das Oficinas

Coordenação: Paulo Vicente da Silva Marques

Técnicos:

Apoio administrativo: Ana Sofia Marques Queirós