O DFA assegura a formação nas suas áreas disciplinares, em cursos de todos os ciclos conferentes de grau e outros cursos de pós-graduação, de formação contínua e ainda de formação avançada.
Corpo Docente
Todos os docentes são doutorados e a grande maioria integra um dos institutos de investigação parceiros. Os estudantes do DFA participam nas actividades destes centros, sobretudo nos níveis de mestrado e doutoramentos; mas também é possível realizar projectos de iniciação à investigação nos cursos de primeiro ciclo.
Condições e infra-estruturas
As instalações incluem vários laboratórios de ensino, uma Biblioteca muito bem apetrechada, salas de computadores, e as infra-estruturas experimentais de investigação em materiais, nanotecnologias, optoelectrónica e lasers. A astronomia tem instalações próprias no edifício do Planetário do Porto/CAUP .
Protocolos
O Departamento coloca em estágio muitos dos seus estudantes de licenciatura e mestrado, através de protocolos com a industria a administração pública. Há ainda projetos de mestrado e de doutoramento que são desenvolvidos em parceria com a industria.
Internacionalização
O Departamento e os Institutos de I&D mantêm ligações internacionais com inúmeras escolas e institutos na Europa e alguns dos restantes continentes, que facilitam o acesso dos seus estudantes a essas instituições. Há ainda uma forte participação nas atividades das organizações internacionais de que Portugal é estado membro, nomeadamente: CERN, ESA, ESO, etc.