Ações e eventos

O DFA tem um conjunto de ações e eventos regulares, que organiza ou em que participa, destinados a diferentes públicos.

• CERN MasterClasses: organizada anualmente na primavera, pelo DFA em colaboração com o CERN e o LIP, desde 2009.

O departamento e os seus Institutos têm estado também envolvidos em eventos pontuais ou iniciativas de âmbito nacional e/ou internacional, como por exemplo:

• Fantasporto – Exposição de Hologramas e Tecnologias Óticas (2020, 2012), Teatro Rivoli – Porto.
  • Noite Europeia dos Investigadores (2021, etc): o DFA e os seus Institutos participam regularmente nesta iniciativa da Comissão Europeia para celebrar e dar a conhecer as pessoas envolvidas na investigação cientifica na União Europeia.
  • Semana Mundial do Espaço (2022, 2021, etc): celebra-se anualmente em outubro, tendo o DFA e os seus docentes e investigadores participado regulamente na sua celebração, no âmbito de uma iniciativa internacional.
  • Dia Nacional da Cultura Cientifica (2020, etc): celebração instituída em Portugal em 1996, em homenagem ao investigador e poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão, tendo sido fixado no dia do seu nascimento, 24 de novembro
  • Dia Nacional dos Cientistas (2018, etc): evento anual nacional que marca a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento, progresso e bem-estar da sociedade
  • etc…