CERN Masterclass

Hands-on particle physics

O Departamento de Física e Astronomia realiza desde 2009, em colaboração com o  LIP, a Sociedade Portuguesa de Física, e o CERN  uma atividade que permite a cerca de 80 alunos de escolas secundárias serem Físicos de Partículas por um dia: CERN MasterClass de Física de Partículas.

Os alunos e seus professores ouvem três palestras sobre física de partículas e seus detetores na parte da manhã. Depois de almoço, realizam uma atividade de classificação de decaimentos do Z0 detectados no LEP; finalmente reúnem-se para uma vídeo-conferência com o CERN e outras escolas europeias que fazem a atividade no mesmo dia. Segue-se uma discussão dos dados analisados e um concurso de perguntas baseadas nas palestras da manhã.

A edição de 2024 já está em preparação para ter lugar a 9 de março de 2024. Visite a página para saber como se inscrever!