Escola de Verão de Física

A primeira edição da Escola de Verão de Física (site da escola) realizou-se em 2005 (ver lista das edições anteriores), introduzindo uma maneira inovadora de fazer divulgação científica. Os melhores estudantes do secundário são desafiados a passar uma semana em trabalho intenso, assistindo a cursos, a palestras e desenvolvendo um projeto científico sob a supervisão de jovens investigadores. A Escola tem lugar anualmente no início de setembro.

Para quem?

Estudantes do secundário, (com prioridade para o 11º ano) com interesse pela Ciência. Em edições anteriores acolhemos estudantes de todo o país (Continente e Ilhas), dos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, de Macau, do Brasil e da Galiza.

Porquê a Física?

A Física é uma disciplina com uma maneira muito particular de pensar e de fazer;  o mundo concreto da nossa experiência, do nosso quotidiano, da nossa tecnologia exprime-se através de leis e conceitos abstratos. Os Físicos exercem a sua atividade neste diálogo permanente entre a acão e o pensamento e criam por isso um abordagem muito particular aos problemas, que vão desde a investigação das leis fundamentais da natureza, da  compreensão do Cosmos, até à criação e desenvolvimento de novas tecnologias, da eletrónica à medicina.

Porquê esta Escola?

A escola proporciona uma experiência do que é ser Físico, Engenheiro Físico ou Astrónomo. Os cursos avançados de Relatividade, Mecânica Quântica e Nanotecnologias, e Astrofísica estimulam a compreensão de conceitos novos e a reflexão crítica sobre nossa perceção (convencional) da realidade; os projetos colocam os estudantes perante problemas concretos, que precisam de perceber, que só conseguem resolver em equipa, e cuja solução  tem de ser apresentada antes do final da Escola.

A última edição, a 18ª EVF, realizou-se 27 de agosto a 1 de setembro de 2023, contando com a participação de 74 estudantes oriundos de Portugal, Brasil, São Tomé e Principe, Bélgica, França e Galiza.

Próxima edição

A próxima edição, a 19ª EVF já está em preparação e terá lugar de 25 a 30 de agosto de 2024.

Candidaturas (durante o mês de maio)

Portal da Escola