Alumna do DFA/FCUP distinguida na maior conferência de física do mundo

Entre centenas de comunicações orais na APS Global Physics Summit, a de Leonor Andrade ficou entre as cinco melhores, tendo sido a única estudante europeia a ser premiada.

Leonor Andrade, mestre em Engenharia Física pelas Faculdade de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto, viu novamente o seu trabalho reconhecido, desta vez na maior conferência de física do mundo – APS Global Physics Summit. A jovem alumna da FCUP conquistou o prémio FGSA (Forum on Graduate Student Affairs) Graduate Research Excellence Award, que distingue estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento pelo progresso notável nas suas carreiras académicas.

Neste evento, que contou com centenas de comunicações orais de diversas áreas da Física, Leonor destacou-se, tendo a comunicação ficado entre as cinco melhores, o que distingue o valor do trabalho apresentado. Foi, aliás, a única estudante europeia a receber esta distinção.

Recorde-se que Leonor já tinha conquistado o “Distinguished Student Award“, um prémio de prestígio atribuído pela American Physical Society (APS) — Sociedade Americana de Física a jovens investigadores que se distingam pelas suas conquistas académicas, pelo potencial da sua investigação e que tenham sido aceites para apresentação oral na conferência APS Global Physics Summit.

A investigadora estudou materiais magnetocalóricos, alternativas emergentes de refrigeração para várias aplicações, como transporte de medicamentos e dispositivos médicos, arrefecimento para computação quântica, e na cadeia alimentar. “Perceber as limitações destes materiais e como ultrapassá-las foi o foco do trabalho que apresentei, sendo que ficou demonstrado que podemos maximizar a performance dos protótipos, “brincando” com o acoplamento das transições de fase (magnética e estrutural)“, explica.

apresentação na base da dissertação de mestrado de Leonor — “Simultaneous Probing of First-Order Phase Transitions: a Path to Unveil Gd5Si2Ge2 Magnetostructural Transition Driving Mechanisms” — valeu-lhe esta nova distinção, no valor de 1500 dólares, que é, para a alumna da FCUP, uma “motivação extra para continuar a desvendar as propriedades destes materiais magnetocalóricos com tanto potencial”.

Durante a conferência, que se realizou entre os dias 15 e 20 de março, nos Estados Unidos, Leonor pôde também desenvolver o seu papel como embaixadora da American Physical Society, tendo sido como voluntária em algumas sessões. “A experiência global da conferência foi extraordinária e tive oportunidade de contactar com vários investigadores de renome na minha área de investigação, e também com líderes da American Physical Society”, conta.

O trabalho apresentado pela jovem investigadora contou com a orientação de Gonçalo OliveiraJoão Horta Belo e João Pedro Araújo, do IFIMUP – Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica e com várias colaborações internacionais, tais como Ames Laboratory (US) e HFML-FELIX (Países Baixos).

Leonor é atualmente investigadora no IFIMUP e prepara-se para ingressar no doutoramento em Engenharia Física e assim continuar o estudo das transições de fase nos materiais magnetocalóricos.

Sobre o prémio FGSA

Para serem elegíveis ao prémio, a participação com uma apresentação oral na maior conferência de física do mundo – APS Global Physics Summit – é necessária. Os participantes foram pré-selecionados com base no CV (experiência de investigação e projetos, experiência profissional, publicações, liderança em organizações internacionais, outras atividades) e com base na investigação que estão a desenvolver.

Posteriormente, decorreu uma seleção dos cinco melhores trabalhos de investigação apresentados na forma de oral durante a conferência. O prémio contou com centenas de candidaturas, sendo por isso altamente competitivo.