2023 | CERN MasterClass

O Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o CERN, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), vêm oferecer a estudantes do ensino secundário a possibilidade de serem Físicos de Partículas por um dia;  MasterClasses – Com as mãos nas Partículas!

A 19ª edição das “CERN’s MasterClasses – Porto 2024” no Porto, decorrerá a 29 de março de 2023, no Departamento de Física e Astronomia da FCUP, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

o que são as masterclasses

Os participantes nas MasterClasses vivem um dia típico da atividade de um Físico de Partículas:

– assistem a palestras sobre Física de Partículas e sobre técnicas de análise de acontecimentos (a aprendizagem);

– fazem um trabalho de análise em computador de dados das experiências do acelerador LHC do CERN (a análise de dados);

– intervêm numa videoconferência com o CERN e outros institutos europeus nos quais esta atividade se realiza em simultâneo, discutindo os resultados das suas análises (a divulgação, a discussão publica dos resultados e a validação do trabalho).

quem pode concorrer

Podem candidatar-se os estudantes do 11º e do 12º ano do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos de idade, que estejam fortemente motivados para a Física, e em particular para a Física de Partículas.  As vagas estão limitadas a 80 participantes.

Os professores que acompanham os estudantes podem mediante inscrição, participar nalgumas atividades ao longo do dia.

Sugere-se a todos a consulta o material de apoio disponível na página https://physicsmasterclasses.org/

para se inscrever

estudantes

professores acompanhantes

datas importantes

Prazo de inscrição: de 15 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023.

Comunicação dos resultados: 17 de fevereiro de 2023.

Data do evento: 29 de março de 2023.

08:15-9:10         receção e sessão de abertura

9:15-11:30         palestras introdutórias: Física de Partículas, aceleradores e detetores.

11:40-13:00       almoço com os cientistas presentes.

13:15-15:00       sessão experimental: análise de acontecimentos.

15:00-17:30       vídeo conferência: discussão dos resultados (moderada pelo CERN)

17:30-18:00      sessão de encerramento.