IA vai nomear uma das câmaras da missão PLATO da ESA | Vote na escolha do astrónomo Português

Numa família de 26 estará um nome da astronomia em Portugal. E ficará a um milhão e meio de quilómetros da Terra à procura de outro mundo parecido com o nosso planeta. Para o escolher, o IA conta com a sua ajuda.

Câmaras do PLATO
As 26 câmaras do PLATO: cada uma delas receberá o nome de um astrónomo de cada um dos países do Consórcio responsável pelo payload desta missão da ESA.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) deverá propor à Agência Espacial Europeia (ESA) o nome a atribuir a uma das 26 câmaras telescópicas que fazem parte do observatório PLATO, uma missão espacial em que Portugal está ativamente envolvido – na ciência, na engenharia e no processamento das observações. Tem por objetivo detetar planetas semelhantes ao nosso, em tamanho, densidade e distância à estrela, em órbita de milhares de estrelas parecidas com o Sol. Os dados obtidos ajudarão a avaliar se os planetas descobertos têm condições para o aparecimento de vida.

O nome português atribuído será a identificação dessa câmara durante o tempo de vida da missão no espaço, como forma de honrar astrónomos que prepararam a ciência que a missão PLATO irá permitir avançar.

Entre os nomes a escolher, está o do primeiro Diretor do Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências do Porto.

Para votar visite a página do IA. O prazo limite para contribuir é no dia 14 de julho.

Ver a noticia da FCT.