Estudante do DFA brilha em conferência mundial de sustentabilidade

A estudante Sofia Gonçalves levou a investigação realizada na FCUP no âmbito da produção de hidrogénio verde, até à Áustria, onde participou na World Sustainable Energy Days.

Entre 110 candidaturas de jovens investigadores, a de Sofia Gonçalves, estudante de doutoramento em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi uma das 18 selecionadas para uma apresentação oral na conferência World Sustainable Energy Days 2024, que se realizou no início deste mês, na Áustria e que contou com mais de 650 especialistas em transição energética provenientes de 60 países.

A conferência reserva um momento de apresentações orais para os Jovens Investigadores em Energia (Young Energy Researchers) e foi nesse âmbito que foi uma das investigadoras escolhidas, numa competitiva seleção, para mostrar o seu trabalho de doutoramento e falar do seu impacto para a transição verde na Europa. Sob orientação da investigadora do Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP), Arlete Apolinário, Sofia Gonçalves está a fazer investigação no âmbito do projeto H2FlexiPECs, do qual faz parte, e que aposta na nanotecnologia para gerar hidrogénio verde.

“Na minha apresentação falei sobre a produção de hidrogénio verde através de células fotoeletroquímicas que utilizam apenas luz solar, água e um material semicondutor”, descreve a estudante. Este tipo de células, explica, “inclui um fotoelétrodo (ânodo) e um elétrodo metálico (cátodo), ambos imersos num eletrólito à base de água. Quando a luz incide no fotoelétrodo gera-se uma diferença de potencial que dá origem a oxigénio e hidrogénio através da separação da molécula da água”.  Na apresentação “Photoelectrochemical cells: solar water splitting and green hydrogen production”, Sofia Gonçalves referiu também diferentes estratégias para melhorar a eficiência destas células através de modificações do semicondutor (nanoestruturação e co-catalizadores).

Com o lema “Transição energética agora – rápida, inteligente, resiliente!“, a conferência World Sustainable Energy Days 2024 mostrou como concretizar as elevadas ambições políticas da futura legislação da UE e reforçar os mercados de energia limpa. O evento foi realizado de 5 a 8 de março de 2024 em Wels/Áustria.

Por Renata Silva / FCUP