Palestra | Quebra da Simetria de Lorentz na gravitação | 15 de janeiro às 14:30 | FC3 -117

Resumo: O problema mais importante no contexto do estudo da quebra da simetria de Lorentz, é a generalização dessa metodologia para o caso do espaço-tempo curvo. A dificuldade principal consiste no fato que, enquanto no espaço plano a quebra da simetria de Lorentz é introduzida através da definição do vetor (em geral, tensor) constante, tais objetos não podem ser bem definidos no espaço-tempo curvo. Nesse contexto, há várias abordagens: (i) consideração da gravitação de Chern-Simons (CS) quadri-dimensional, onde o termo de CS quebra a simetria CPT, e uma para escolha apropriada também quebra a simetria de Lorentz; (ii) consideração da gravitação fraca (linearizada), onde a descrição pode ser feita ao longo das mesmas linhas que na teoria de campos comum; (iii) consideração da quebra espontânea da simetria de Lorentz com uso dos modelos de Einstein-aether ou bumblebee, onde os vetores (tensores) que quebram simetria de Lorentz emergem como vácuos diferentes possíveis. Nós apresentamos essas abordagens e os principais resultados associados.

Professor Albert Petrov – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil

15 de Janeiro 2024 às 14:30