Fundação Calouste Gulbenkian apoia 13 estudantes da FCUP

Ligados às áreas da Biologia, Física, Matemática e Química terão oportunidade de investir na formação e investigação com um apoio financeiro de pelo menos 2500 euros.

A Fundação Calouste Gulbenkian acaba de anunciar a lista de contemplados com a edição deste ano das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, um programa que visa “detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação”. Entre os bolseiros selecionados destacam-se 13 estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ligados às áreas de Biologia, Física, Matemática e Química, mais do dobro do que na edição anterior.

No domínio da Biologia, destacam-se os estudantes Diana Silva e Filipa Alcântara, do 3º e do 2º ano da licenciatura em Biologia, respetivamente. Enquanto Diana está motivada para enveredar pela investigação em Ecologia, Filipa está mais interessada em explorar a energia, metabolismo das plantas e a diversidade vegetal. Ainda na Biologia, também João Pedro Ferreira e Catarina Santos, do Mestrado em Biologia Celular e Molecular, receberão esta bolsa para investir na sua formação. João revela um “grande interesse no estudo do cancro”, ao passo que Catarina ambiciona explorar a microbiologia e biologia molecular em conjugação com a biologia sintética.

No que à Química diz respeito, são três os estudantes distinguidos: Mariana Ribeiro, Inês Sofia Pinto e Renata Pinho Costa. Mariana frequenta o 1º ano do mestrado em Bioquímica e quer aplicar a bolsa para “explorar estratégias terapêuticas alternativas, mais eficazes, e que permitam combater o problema crescente da resistência bacteriana aos antibióticos”. Para Inês, do 1º ano da licenciatura em Química, esta “é uma oportunidade incrível para sair da zona de conforto e experimentar algo novo”. Já Renata, do 2º ano da Licenciatura em Bioquímica, quer investir numa “experiência internacional” para “desenvolver competências linguísticas” e ganhar “experiência e aptidões para, no futuro, possivelmente, fazer a diferença na investigação em Portugal.”

A Matemática está também em grande destaque entre os novos bolseiros Gulbenkian: Duarte Pinho, do Mestrado em Matemática, interessado na área da geometria, João Passadiço e Rafael Salles Moreira, do 2º ano da licenciatura em Matemática e José Pedro Santos, do 3º, que têm em comum o gosto pela investigação em álgebra.

De salientar ainda a atribuição de bolsas aos estudantes Gonçalo Sousa, do 3º ano da licenciatura em Engenharia Física e João Pedro Ferreira, do 3º ano da licenciatura em Física. Gonçalo está confiante num futuro na investigação em computação quântica ou em nanotecnologia, pois o seu fascínio estende-se tanto à física teórica como à física mais experimental. Já João Pedro está mais interessado na mecânica quântica.

Os bolseiros Novos Talentos Gulbenkian da FCUP têm agora mais uma porta aberta para o futuro na investigação, com um incentivo que vai até aos 3500 euros para investimento na sua formação.

Sobre as bolsas
As Bolsas Gulbenkian Novos Talentos destinam-se a estudantes que frequentem atualmente o 2.º, 3.º ou 4.º anos de cursos de licenciatura e de mestrado integrado, ou o 1.º ano de cursos de mestrado, em instituições de ensino superior portuguesas, e que registem uma média igual ou superior a 17 valores, até ao momento da candidatura.

Com um valor mínimo de 2.500 euros, a bolsa inclui um apoio – no valor de 1.000 euros – que visa assegurar o prosseguimento de estudos dos bolseiros, nomeadamente para o pagamento de propinas e para estímulo à investigação.

O restante valor – 1.500 euros – destina-se a atividades de enriquecimento de talento, nomeadamente: cursos de formação avançada; participação em conferências e escolas de verão; estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros.

Os bolseiros Novos Talentos têm ainda oportunidade de participar num programa imersivo de enriquecimento de talento, com tutores de mérito reconhecido e acompanhamento por uma Comissão Científica dedicada a cada área do programa.

O programa inclui também sessões de desenvolvimento pessoal em grupo, apostando assim na criação de um ambiente de networking e partilha entre os bolseiros que perdure mesmo após o período de bolsa.

sicc@fc.up.pt