Cientistas da FCUP em destaque em rankings mundiais de referência

Investigadores da FCUP estão em destaque em rankings mundiais recentemente divulgados. Na ranking anualmente publicado pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) – “World’s Top 2% Scientists list” – há 32 investigadores da FCUP e centros de investigação associados ente os melhores do mundo.

Destes 32, 10 são do Departamento de Biologia, 1 do Departamento de Ciência de Computadores, 11 do Departamento de Física e Astronomia, 4 do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, 1 do Departamento de Matemática e 5 do Departamento de Química e Bioquímica.

Dos 32 investigadores destacados da FCUP18 figuram em simultâneo nas duas listas divulgadas: uma que permite aferir o impacto ao longo da carreira e outra que tem como referência o impacto ao longo do último ano civil

A análise, que é uma das mais prestigiadas a nível internacional, incidiu sobre cerca de 9 milhões de cientistas. A lista apresentada considera os 2% de cientistas mais citados em todo o mundo.

A atualização, publicada no dia 4 de outubro, utiliza as citações da base de dados Scopus, uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos em revistas académicas.

O estudo pode ser consultado na página da ElseViewer

Ranking AD Scientific Index

Por outro lado, no ranking AD Scientific Index figuram em destaque dezenas de cientistas da FCUP e centros de investigação associados. No top dos melhores investigadores a nível nacionalNuno Cardoso Santos, docente da FCUP e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – estando em 9º lugar. No que toca à Universidade do Porto, segundo o ranking, é o cientista com melhor classificação.

SICC. 16-10-2023