Estudante do DFA/FCUP premiada em conferência europeia

Young Researcher Award

A estudante de doutoramento do DFA da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Joana Teixeira, conquistou o Young Researcher Award, na conferência E-MRS 2023 Spring Meeting, da European Materials Research Society (E-MRS), que decorreu de 29 de maio a 2 de junho, em Estrasburgo, França.

Joana Teixeira, que frequenta o Programa Doutoral em Química Sustentável, foi distinguida no âmbito do desenvolvimento de materiais e dispositivos inteligentes para energia, associado ao simpósio A – Solid state ionics: bulk, interfaces and integration in devices da conferência.

A conferência anual da E-MRS é um dos maiores eventos mundiais nas áreas de Ciências de Materiais e Tecnologia, onde são discutidos os avanços mais recentes em (nano)materiais funcionais, biomateriais, energia, eletrónica, magnetismo, fotónica e educação. Esta conferência contou com mais de 2000 participantes da academia e indústria.

A estudante da FCUP está a trabalhar no desenvolvimento de têxteis inteligentes para captura e armazenamento de energia através da utilização de nanomateriais de carbono híbridos, sob orientação de Clara Pereira, investigadora no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), na FCUP e de André Pereira, docente da FCUP e investigador no IFIMUP – Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto. A tese de doutoramento desta jovem premiada insere-se, aliás, no projeto BoostEnergy4Tex: All In One Energy Harvesting & Storage Smart Textiles: Boosting the New Generation of Safe and Sustainable Self Powered Wearable Electronics financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia que tem como consórcio o LAQV-REQUIMTE, a FCUP, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e a empresa TINTEX TEXTILES, S.A.

Sobre a conferência

O prémio de jovem investigador (Young Researcher Award), com uma componente financeira, destina-se a estudantes que apresentem uma importante contribuição científica num dos tópicos abordados na conferência, demonstrando o potencial impacto para a sociedade.

SICC. 12-06-2023