Estudantes da Universidade do Porto vencem Qiskit Hackathon Barcelona

Diogo Monteiro Ramos e Guilherme Botelho de Aguiar Oliveira Silva, estudantes do departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto, estão entre os grandes vencedores do Qiskit Hackathon Barcelona, uma competição internacional de computação quântica patrocinada pela IBM, realizada nos dias 1 e 2 de abril na Escola d’Enginyeria UAB em Barcelona.

A competição reuniu pessoas de todo o mundo com interesse em programação e tecnologia. Os participantes trabalharam em equipas de 3 a 6 elementos durante 24 horas  para resolver um dos quatro desafios propostos pelos principais especialistas da IBM Quantum, ICFO, Moody’s e Barcelona Supercomputing Center, que incluíam questões sobre a preparação de circuitos visuais, partição de circuitos quânticos, simulação quântica e resolução de problemas financeiros através da aplicação de técnicas quânticas. Os dois estudantes portugueses destacaram-se ao vencer o desafio proposto pela IBM, cujo objetivo era otimizar o processo de preparação de circuitos que codificam o estado quântico necessário para um dado problema, de forma visual e fácil de testar.  

A computação quântica é uma área da física que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque na resolução de problemas complexos em diversas áreas, desde a criptografia até à simulação de sistemas complexos. O Qiskit Hackathon é uma oportunidade para os interessados em computação quântica testarem as suas habilidades e competências, contando com o apoio de especialistas de renome mundial nesta área em constante evolução.

Diogo Monteiro Ramos e Guilherme Botelho de Aguiar Oliveira Silva frequentam as licenciaturas em Física e em Engenharia Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, respetivamente, e estão a participar no Programa de Estágios Extracurriculares sob a orientação do Prof. Ariel Guerreiro com um projeto que consiste no desenvolvimento de simulações interativas com o objetivo de ensinar física quântica e realizar divulgação científica.