Prémio Fundação Eng. António de Almeida 2022 atribuído a Benard Nsamba, doutorado em Astronomia pela FCUP

A edição de 2022 do Prémio Fundação Eng. António de Almeida foi atribuído a Benard Nsamba, antigo estudando do Programa de Doutoramento em Astronomia do DFA.

Este prémio distingue uma “tese que deverá revelar excecional originalidade científica, com grau de repercussão positiva na comunidade cientifica e que os seus resultados científicos são fator de transformação dos mesmos em valor económico e social“, nas áreas das (a) ciências físicas, (b) ciências da vida, ciências agrárias e arquitetura paisagística, (c) matemática, estatística e informática. A edição de 2022 deste prémio foi dedicado às ciências físicas e distinguia uma tese completada nos anos de 2019, 2020 ou 2021.

Benard Nsamba obteve o grau de doutor em janeiro de 2020 com uma tese de título “Asteroseismic Characterisation of Exoplanet-host Stars in Preparation for NASA’s TESS and ESA’s PLATO Space Missions“, desenvolvida no IA-CAUP, com uma bolsa de doutoramento da FCT no âmbito do programa PhD::SPACE, e sob a orientação de Mário João Monteiro e Tiago Campante, docentes no DFA e investigadores no IA-CAUP.

Ver noticia IA.