Noticia FCUP | Estudante lidera descoberta de raro super mercúrio

Com dados da missão espacial Kepler, da NASA e dos espectrógrafos HARPS e CORALIE, do ESO, uma equipa liderada pelo estudante do Programa de Doutoramento em Astronomia, Tomás Silva, descobriu um raro super mercúrio. A equipa do artigo, publicado na revista Astronomy & Astrophysics, conta com os investigadores no Porto, Olivier D. S. DemangeonSusana C. C. Barros, Elisa Delgado Mena, Sérgio G. Sousa e Vardan Adibekyan, e com o docente do DFA, Nuno C. Santos.

No caso do HD 137496 b, há algo de promissor nos dados. Tomás Silva explica que: “devido à grande proximidade do planeta à estrela, as altas temperaturas e falta de atmosfera permitem que a superfície vaporize e escape, com os materiais a ficarem albergados numa espécie de exosfera que se assemelha à cauda de um cometa. Medir os elementos presentes na exosfera permite-nos saber a composição da superfície deste planeta.”

Para mais detalhes ver a noticia FCUP, a noticia U.Porto ou a noticia IA.