Notícia IA | Espectrógrafo ESPRESSO mede constante fundamental do Universo

O espectrógrafo de alta resolução ESPRESSO, montado no Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, foi recentemente usado para medir a constante de estrutura fina, uma das constantes fundamentais do Universo. A equipa internacional usou o espectrógrafo ESPRESSO, para medir com alta resolução a constante de estrutura fina, ou alfa (𝛂). Os resultados foram publicados hoje na revista Astronomy & Astrophysics.

Verificar se estas constantes são, de facto, verdadeiramente constantes, é um verdadeiro teste aos fundamentos da física atual, mas era necessário fazer medições com instrumentos de alta precisão, como o ESPRESSO. A equipa usou este espectrógrafo para medir 𝛂, que depende da carga do eletrão (e), da constante de Planck (h) e da velocidade da luz (c), e por isso pode ser usado como medida da força eletromagnética, uma das quatro forças fundamentais do Universo. Com este trabalho foi possível medir a constante de estrutura fina com uma precisão de 1,3 partes por milhão, a mais exata medição de 𝛂 alguma vez feita.

Este trabalho contou com a participação de vários elementos ligados ao DFA: Ana C. O. Leite (estudante de doutoramento), Carlos J. A. P. Martins (investigador), Nuno C. Santos (docente), Sérgio G. Sousa (investigador), Vardan Adibekyan (investigador).

Ver mais detalhes em: noticia do IA, noticia U.Porto, noticia FCT.