Notícias U.Porto | FCUP cria tecnologia pioneira para fornecer energia a satélites

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) está a liderar um projeto que tem como objetivo desenvolver uma tecnologia sem fios para fornecer energia a pequenos satélites – conhecidos também como nanosatélites – em forma de cubo enviados para o espaço, os CubeSats.

O projeto WIpTherm visa então tornar estes satélites mais leves e com maior autonomia, o que permitirá adicionar-lhes novas aplicações tecnológicas e aumentar assim a sua eficiência. “A nossa  equipa vai criar um sistema de transferência de energia e desenvolver um laser de longo alcance para carregar as baterias dos Cubesats no espaço”, explica André Pereira, responsável pelo projeto, docente da FCUP e investigador no Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto, sediado na FCUP.

Ve notícia da U.Porto.