Dois projetos ligados ao DFA premiados pelo BIP Proof

Os projetos vencedores do programa BIP PROOF 2023/2024 vão receber 10 mil euros cada para desenvolverem provas de conceito. Nesta edição dois destes projetos contam com a participação de docentes e investigadores ligados ao DFA. Estes são:

NIRWall

No domínio da Física, o BIP Proof vai apoiar também o NIRWall: uma solução sustentável para edifícios escuros, que integra o investigador da FCUP e do IFIMUP, João Ventura e os investigadores Andrea Souza, Joana Maia, Nuno Ramosda FEUP, e Rita Carvalho Veloso, do IFIMUP e FEUP. 

O objetivo principal do NIRWall é redesenhar os sistemas construtivos de fachada, procurando contribuir para um maior conforto térmico e uma menor degradação, ambos derivados da exposição natural. A tecnologia está vocacionada para aplicação em revestimentos do setor da construção, mas também pode ser expandida para outras indústrias. Além disso, a evolução das partículas também permitirá uma expansão do tipo de cores onde é aplicável e do tipo de revestimentos compatíveis com a sua incorporação”, concluem.

Os 10 mil euros conquistados agora no BIP PROOF vão permitir a construção de um protótipo à escapa real para implementar a tecnologia, avaliar o desempenho do mesmo, definir correlações entre os possíveis efeitos da temperatura e o aumento da refletância e também apresentar a tecnologia a potenciais parceiros industriais.

SKD

Não só da Física, mas também das Geociências, outro dos projetos premiados é o SKD, que pretende maximizar a indústria mineira (e não só). Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do INESC TEC, da FCUP e da FEUP, o projeto SKD visa o desenvolvimento de soluções de espectroscopia para identificação de minerais em contexto de exploração. A equipa por trás do SKD é composta pelos docente da FCUP, Alexandre Lima e Pedro Jorge, também investigador do INESC TEC), Diana Guimarães (INESC TEC), Nuno Azevedo Silva (INESC TEC),  e Tomás Lopes (INESC TEC e FEUP).

O objetivo principal do SKD é a maximização da eficiência no desenvolvimento de soluções mais confiáveis para desempenho em ambiente industrial podendo, até, estender-se para aplicações de outras indústrias além da mineira.

O financiamento obtido no BIP PROOF será aplicado na “fase final de desenvolvimento do protótipo” e na “realização de testes de campo, permitindo a validação da tecnologia em ambiente relevante”, referem os cientistas. O objetivo principal é uma aproximação significativa do produto ao mercado.

Para mais detalhes sobre esta edição ver a página da U.Porto e na página da FCUP.