Física que ajuda a prevenir acidentes cardiovasculares

Equipa do DFA/FCUP cria tecnologia pioneira

O projeto europeu «Blood2Power», no qual participa uma equipa do Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP), sediado na FCUP, conquistou recentemente um financiamento de quase três milhões de euros atribuído pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC) Pathfinder Challenge, no âmbito do programa Horizonte Europa. 

Esta investigação pretende desenvolver dispositivos médicos vasculares inteligentes capazes de enviar alertas antes das falhas se verificarem, permitindo, assim, uma intervenção médica precoce e evitando um novo evento cardiovascular. Para alcançar esta tecnologia pioneira, João Ventura e André Pereira, investigadores no Departamento de Física e Astronomia da FCUP, vão desenvolver, em conjunto com a estudante de doutoramento Cátia Rodriguesnovos nanogeradores triboelétricos biocompatíveis (TENG), que convertem a energia mecânica do corpo em energia elétrica.

Liderado por uma equipa do Instituto de investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S),  este consórcio integra ainda a Universidade de Navarra, em Espanha, e a Universidade Médica de Viena, na Áustria – e pretende diminuir a mortalidade causada por doenças cardiovasculares, que é de 16,8 milhões de óbitos/ano em todo o mundo. 

A FCUP participa ainda no projeto Blood4energy, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e que teve início a 1 de fevereiro deste ano. Esta investigação visa explorar diferentes fontes de energia para dispositivos electrónicos cardíacos. 


Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto