Estudante de doutoramento do DFA/FCUP representa Portugal em escola europeia de Física

Oportunidade única para contactar com técnicas experimentais de matéria condensada

É uma escola de Física que ensina técnicas experimentais para estudos de matéria condensada, apenas acessíveis em poucas infraestruturas no mundo e está a decorrer, em Grenoble, França, com mais de 100 participantes de 25 países. Entre eles, está a estudante do doutoramento em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Mariana Gomes, a única portuguesa a frequentar a HERCULES (Higher European Research Course for Users of Large Experimental Systems). 

A jovem investigadora do Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP) candidatou-se e conseguiu uma das 80 vagas para frequentar, a tempo inteiro, esta escola que acolhe estudantes, pós-doutorados e cientistas sénior de dentro e de fora da Europa. 

“Dado que para aceder a este tipo de técnicas experimentais é necessário passar por um processo de seleção de propostas competitivo, que nem sempre é bem sucedido, esta escola oferece uma oportunidade única de utilizar diversas técnicas”, descreve, diretamente de França, onde estará até ao final do mês de março. 

Ao longo desta formação intensiva de cinco semanas, os participantes exploram os detalhes teóricos das técnicas, acedem a tutoriais e frequentam aulas práticas em laboratórios destas infraestruturas. 

“Tem sido uma experiência muito boa e gratificante. É uma excelente forma de criar novos contactos e colaborações e de ter maior proximidade com cientistas que trabalham nesta área”, conta Mariana. 

Orientada pelo docente Joaquim Agostinho Moreira, o trabalho da estudante consiste na indução de fases de não-equilíbrio através de excitação de fonões óticos por impulsos THz ultra-curtos e intensos. 

Sobre a Escola HERCULES: 

A HERCULES é uma escola que dá formação em técnicas experimentais na área dos neutrões, radiação sincrotrão raios-X e Free electron laser para estudos de matéria condensada, aplicados a áreas como a biologia, química, física, ciência de materiais, Geociências e Aplicações industriais. A física da matéria condensada dedica-se ao estudo das propriedades físicas dos materiais. 

SICC. 17-03-2023
Imagem: © DR | Na foto: Mariana Gomes surge ao lado de um instrumento D33 do ILL, que serve para a caracterização de amostras com tamanhos entre os nanómetros até às dezenas de micrómetros.