Programar para Educar | Professores em formação internacional na FCUP

Sessão de formação no âmbito do Projeto ERASMUS+ Science Connect

Entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, decorreu, no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DFA-FCUP), a segunda formação de professores do Projeto ERASMUS+ “Science Connect”, dedicada ao tema “Programming and Arduino”.

Nesta formação, 18 professores provenientes de Espanha, Itália, Letónia, Turquia, Roménia, Grécia e Portugal aprenderam a usar elementos de programação com vista à sua exploração para fins educativos em aulas de ciências.

“O programa da formação está dividido em três componentes: programação por cores e por blocos para o Ozobot (nível elementar), programação por blocos em Sratch (nível intermédio) e programação por blocos e em linha com o Arduino (nível avançado). Para cada uma destas componentes, os professores criam recursos educativos em inglês a aplicar em sala de aula, que depois são partilhados entre os participantes e traduzidos para as respetivas línguas nacionais”, explica Paulo Simeão, docente da FCUP responsável por esta formação.