Livros

Alguns exemplos de autoria ou edição de livros ou volumes científicos, pedagógicos ou de divulgação, pela equipa do DFA e Institutos parceiros (docentes & investigadores).

A New Generation of Cosmic Superstring Simulations; 2023, José Ricardo C. C. C. Correia, Springer Theses, Springer

ExperimentaCiências – Um Guia para Professores do 1º Ciclo; 2021, José Alberto Ferreira, Fernando Tavares, Paulo Simeão Carvalho, Carlo Morais, Alexandre Lopes Magalhães, Ana Rita Mota, Ana Sofia Martins, Ana Isabel Santos, José Luís Araújo, Casa das Ciências.

Transport Phenomena in Micro- and Nanoscale Functional Materials and Devices; 2021, João Sousa, João Ventura, André Pereira, Elsevier.

Dia do Asteroide; 2021, Cristina Ferreira, Manuel da Silva, José Alberto Pinto, Teresa Seixas, U.Porto Press.

Seismology of the Sun and the Distant Stars II: Using Today’s Successes to Prepare the Future; 2017, M.J.P.F.G. Monteiro, M.S. Cunha and J.M.T.S. Ferreira (Eds.), EPJ Web of Conferences, Vol. 160, EDPSciences.

Ondas e Meios Contínuos; 2017, José Machado da Silva, U.Porto Press.

Elasticidade e Dinâmica dos Fluidos; 2015, José Machado da Silva, José Monteiro Moreira, José Brochado Oliveira, U.Porto Press.

Do Big Bang ao Homem; 2015, Helena Couto, Frederico Sodré Borges, Mário Mendes, Nuno C. Santos, António Amorim, João Pais, Octávio Mateus, Orfeu Bertolami, U.Porto Press.

Mecânica Avançada; 2015, Eduardo Jorge Seabra Lage, U.Porto Press.

Ensino Experimental das Ciências – Física e Química: Um Guia para Professores do Ensino Secundário; 2013, Paulo Simeão Carvalho, Adriano Sampaio e Sousa, João Carlos Paiva, António José Ferreira, U.Porto Press.

Cultura Científica em Portugal: Uma Perspetiva Histórica; 2013, Luís Miguel Bernardo, U.Porto Press.

From Varying Couplings to Fundamental Physics, Proceedings of Symposium 1 of JENAM 2010, 2011, Carlos Martins, Paolo Molaro (Eds.), Astrophysics and Space Science Proceedings, Springer.

História da Luz e das Cores-Vol II; 2009, Luís Miguel Bernardo, U.Porto Press.

Evolution and Seismic Tools for Stellar Astrophysics; 2009, Monteiro Mário (Ed.), Reprinted from Astrophysic and Space Sciences, Vol. 316, Springer.

Stellar Evolution and Seismic Tools for Asteroseismology – Diffusive Processes in Stars and Seismic Analysis; 2007, C.W. Straka, Y. Lebreton and M.J.P.F.G. Monteiro (Eds.), EAS Publication Series, Vol. 26, EDPSciences.

Galaxy Evolution in Groups and Clusters; 2003, Catarina Lobo, Margarida Serote Roos, Andrea Biviano (Eds), Springer.

The Unsolved Universe: Challenges for the Future; 2003, Mário J. P. F. G. Monteiro (Ed.), Springer.

Jets in Young Stellar Objects; 2003, A. J. L. Fernandes, P. J. V. Garcia, J. J. G. Lima (Eds), Springer.

2º Centenário da Academia Real da Marinha e do Comércio da Cidade Porto; 2003, Cândido dos Santos, José Moreira de Araújo, António Mourato, U.Porto Press.

Asteroseismology Across the HR Diagram; 2003, Michael J. Thompson, Margarida S. Cunha. Mário J.P.F.G. Monteiro (Eds.), Springer.

The Non-Sleeping Universe; 1999, M. T. V. T. Lago, A. Blanchard (Eds), Springer.

The Physical Universe: The Interface Between Cosmology, Astrophysics and Particle Physics; 1991, John D. Barrow,
Alfredo B. Henriques,
Maria T.V.T. Lago,
Malcom S. Longair (Eds), Lecture Notes in Physics, Vol. 383, Springer.

A História do Universo – A Nossa Visão Atual e como Chegámos a Ela; 2022, Carlos Martins, Coleção Universo da Ciência, Edições 70.

The Universe Today – Our Current Understanding and How It Was Achieved; 2020, Carlos Martins, Astronomers’ Universe Seriers, Springer.

Dynamics of the Sun and Stars: Honoring the Life and Work of Michael J. Thompson; 2020, Monteiro M.J.P.F.G., García R.A., Christensen-Dalsgaard J., McIntosh S.W. (Eds.), Astrophysics and Space Science Proceedings, Vol 57, Springer.

250 Anos da criação da Aula Náutica do Porto; 2020, José Moreira de Araújo, Luís Miguel Bernardo, Marisa Monteiro, U.Porto Press.

Física Atómica e Introdução à Mecânica Quântica; 2020, Eduardo Jorge Seabra Lage, José Machado da Silva, U.Porto Press.

A Solução Final; 2020, Orfeu Bertolami, U.Porto Press.

Asteroseismology and Exoplanets: Listening to the Stars and Searching for New Worlds, IVth Azores International Advanced School in Space Sciences, 2018, Campante Tiago, Santos Nuno, Monteiro Mário J. P. F. G. (Eds.), Astrophysics and Space Science Proceedings, Vol 49, Springer.

Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea; 2016, Jorge Páramos, Orfeu Bertolami, U.Porto Press.

6th International Conference on Advanced Nano Materials; 2016, Elby Titus, João Ventura, João Pedro Araújo, João Campos Gil (Eds), Materials Today: Proceedings, Vol. 3, Issue 8.

Advanced Nanomaterials; 2016, Elby Titus, João Campos Gil, João Ventura, João Pedro Araújo (Eds), AIP Journal of Applied Physics, Vol. 120, Issue 5.

Outras Terras no Universo: Uma história da descoberta de novos planetas; 2012, Nuno Cardoso Santos, Luís Tirapicos, Nuno Crato, Ciência Aberta, Gradiva.

História da Luz e das Cores-Vol III; 2010, Luís Miguel Bernardo, U.Porto Press.

História da Luz e das Cores-Vol I (2ª Edição); 2010, Luís Miguel Bernardo, U.Porto Press.

Precision Spectroscopy in Astrophysics; 2008, Nuno C. Santos, Luca Pasquini, Alexandre C. M. Correia, Martino Romaniello (Eds), Springer

Rómulo de Carvalho na Universidade do Porto 1928-1931; 2006, José Moreira de Araújo, U.Porto Press.

Descobrir o Universo; 2006, Teresa Lago (Coordenação), Ciência Aberta, Vol. 152, Gradiva.