Astronomia

A Astronomia é uma das áreas ativas de investigação e formação no DFA.

Investigação

A presença da investigação em Astronomia moderna apareceu nos anos 80, levando à criação do Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP) em 1989. Desde então a U.Porto tornou-se na Universidade Portuguesa com o maior grupo de investigadores em Astronomia, que estão associados ao CAUP ou em outras unidades da U.Porto.

Desde 2014 que a Universidade acolhe um dos polos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, a maior unidade de investigação e desenvolvimento desta área em Portugal.

A astronomia feita na U.Porto tem uma visibilidade internacional consolidada e um impacto que está acima da média internacional para esta área.

Os principais tópicos de investigação atuais em curso incluem:

Formação universitária

A formação em Astronomia na Universidade do Porto teve o seu início em 1984, que levou ao aparecimento na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto da Licenciatura em Física/Matemática Aplicada – Ramo de Astronomia (LFMA/A). Com a transição de Bolonha esta passa a ser a Licenciatura em Astronomia (LA) que esteve em funcionamento até 2017. Desde essa altura que a formação nesta área a nivel de Licenciatura é feita através do Perfil em Astrofísica da Licenciatura em Física.

Entre 1994 e 1999 funcionou o Mestrado Europeu em Astronomia, que envolveu várias universidades europeias. Na sua sequência surgiu o Mestrado em Astronomia e Astrofísica (MA), vocacionado para a formação científica avançada de futuros investigadores em Astronomia.

Em 1997 foi criado o Mestrado em Ensino da Astronomia (MEA), que depois funcionou como Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia (MDCA) até 2012, que visava essencialmente a formação em Astronomia de professores do ensino básico e secundário.

Desde os anos 80 que a Universidade teve Astronomia como uma das áreas científicas de doutoramento, que desapareceu com a revisão de Bolonha, sendo substituido pelo actual Programa de Doutoramento (3º Ciclo). O Programa de Doutoramento em Astronomia (PDA) teve a sua primeira edição em 2004, e visa a formação científica avançada em Astronomia.