2022 | CERN MasterClass

O Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o CERN, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), vêm oferecer a estudantes do ensino secundário a possibilidade de serem Físicos de Partículas por um dia;  MasterClasses – Com as mãos nas Partículas!

A 18ª edição das “CERN’s MasterClasses – Porto 2022” no Porto, decorrerá a 19 de março de 2022, no Departamento de Física e Astronomia da FCUP, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, se as condições assim permitiram. Em alternativa poderão realizar-se online.

o que são as masterclasses

Os participantes nas MasterClasses vivem um dia típico da atividade de um Físico de Partículas:

– assistem a palestras sobre Física de Partículas e sobre técnicas de análise de acontecimentos (a aprendizagem);

– fazem um trabalho de análise em computador de dados das experiências do acelerador LHC do CERN (a análise de dados);

– intervêm numa videoconferência com o CERN e outros institutos europeus nos quais esta atividade se realiza em simultâneo, discutindo os resultados das suas análises (a divulgação, a discussão publica dos resultados e a validação do trabalho).

quem pode concorrer

Podem candidatar-se os estudantes do 11º e do 12º ano do ensino secundário, entre os 15 e os 18 anos de idade, que estejam fortemente motivados para a Física, e em particular para a Física de Partículas.  As vagas estão limitadas a 80 participantes.

Os professores que acompanham os estudantes podem, mediante inscrição, participar na palestra de divulgação que irá decorrer da parte da manhã (a confirmar).

Sugere-se a todos a consulta o material de apoio disponível na página

Quem estiver interessado poderá fazer uma Visita virtual aberta a ATLAS em Língua Portuguesa.

para se inscrever

estudantes (inscrições encerradas)

professores acompanhantes (inscrições encerradas)

datas importantes

Prazo de inscrição: de 17 de janeiro a 15 de fevereiro de 2022.

Comunicação dos resultados: 24 de fevereiro de 2022.

Data do evento: 19 de março de 2022

08h30 – receção no DFA, piso -1

09h15 – Abertura e Boas Vindas – DFA-1.20

09h30 – Introdução à Física de Partículas  – Nuno Castro

10h45 – Aceleradores e Detetores – Raul Sarmento

11h45 – pausa/almoço

13h30 – Análise de Dados  (atividade Experimental)

13:30   O que é a gravidade (palestra para professores) – Miguel S. Costa.

14h30 – Reagrupamento de todos os alunos e discussão “local” dos resultados.

15h00 – Videoconferência com Cientistas do CERN

17:10 – Participação num inquérito/teste – Paulo Simeão