Física Experimental

A investigação na área de Física Aplicada desenvolve-se principalmente no IFIMUP. As áreas de interesse incluem materiais magnéticos, dieléctricos magneto-eléctricos, magnetoresistência colossal e óxidos metálicos.

Na última década, a unidade investiu em nanotecnologias e tem trabalhado em filmes magnéticos, materiais nano-granulares e materiais magnéticos nano-estruturados (válvulas de spin, multicamadas e junções de efeito de túnel)

Recentemente orientámos o nosso trabalho para a fabricação e caracterização de materiais com estruturas artificiais à escala do nanometro (10-9m). Uma outra linha de trabalho são os lasers de impulsos ultra-curtos e suas aplicações.

Física Teórica

A investigação em Física Teórica desenvolve-se no Centro de Física UMUP. O que nos motiva é perceber o Universo em todas as escalas: desde as supercordas (10-35 m ? ) ao comportamento global do Universo (1026 m) passando por tudo o que ocorre à nossa escala.

Os tópicos de interesse do CFP cobrem uma vasta área de assuntos de Física Teórica.

• Matéria Condensada, Física Estatística e Não Linear, focada em sistemas quânticos de matéria condensada, modelos estatísticos de sistemas complexos e fenómenos não lineares (óptica e condensados de Bose-Einstein);
  • Gravitação e Física de Altas Energias, focada em Gravitação Clássica e Quântica, teoria de cordas e suas aplicações à física de partículas.

Ensino e Comunicação da Física

Em parceria com a UEC o DFA desenvolve investigação em ensino da Física (níveis pré-universitário e universitário), bem como em várias componentes de comunicação/divulgação da Física para públicos diversificados.