Noticia IA | Novo planeta detetado em órbita da estrela mais próxima do Sol

O exoplaneta, denominado Proxima d, foi detetado por uma equipa liderada por investigador da Universidade do Porto (IA & DFA) e é o mais “leve” descoberto com o método das velocidades radiais.

João Faria, o primeiro autor do artigo que também inclui outros investigadores e estudantes da U.Porto (André Silva, Olivier Demangeon, Nuno C. Santos, Vardan Adibekyan,  Susana C. C. Barros, Carlos J. A. P. Martins, Sérgio G. Sousa), agora publicado na revista Astonomy & Astrophysics, comenta: “Esta descoberta mostra que a estrela mais próxima parece albergar vários planetas parecidos com a Terra, que poderão vir a ser estudados em detalhe ou, quem sabe até visitados no futuro.”

Ver mais detalhes na noticia IA, noticia U.Porto, noticia FCUP, noticia ESO, noticia A&A.

A noticia apareceu em vários media nacionais e internacionais.