Vídeos Vlab-Fis 10.º ano

Vlab-Fis: Movimento num plano inclinado

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 1.1 – Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno relacionar a energia cinética de um corpo com a distância percorrida quando este desce por um plano inclinado.

Vídeo 1  – massa de 50 g; ângulo de 10 graus

Vídeo 2  – massa de 100 g; ângulo de 10 graus

Vídeo 3  – massa de 50 g; ângulo de 20 graus

NOTA: descarregar os vídeos com o programa ClipConverter.cc, para preservar a taxa de aquisição.(https://www.clipconverter.cc/)

Vlab-Fis: Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 1.2 – Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno estudar as transformações entre a energia potencial gravítica e a energia cinética, determinar o coeficiente de restituição elástica quando a bola colide com o solo e analisar as variações de energia mecânica da bola ao longo dos ressaltos.

Roteiro de exploração do vídeo introdutório

Vídeo 1  – Bola de borracha; piso de esferovite (isopor)

Vídeo 2  – Bola de borracha; piso de linóleo

Vídeo 3  – Bola de borracha; piso de madeira

Vídeo 4  – Bola de ping pong; piso de madeira

Vídeo 5  – Bola de voleibol; piso de madeira

Vlab-Fis:  Características de uma pilha

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 2.1 – Características de uma pilha, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno estudar e calcular as características de uma pilha, nomeadamente a força eletromotriz e a sua resistência interna, bem como associar um modelo físico explicativo.

Simulação HTML 5  Roteiro de exploração da simulação

Vlab-Fis: Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 3.1 – Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno conhecer o funcionamento de um painel fotovoltaico, analisar as condições em que a potência elétrica produzida pelo painel é máxima e refletir sobre a sua utilização na sociedade atual, quer em termos de exposição solar, quer na otimização da sua utilização em circuitos elétricos com resistência variável.

Simulação JAVA java_icon Roteiro de exploração da simulação

Vlab-Fis: Capacidade térmica mássica

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 3.2 – Capacidade térmica mássica, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno estudar a variação de temperatura de blocos de diferentes materiais quando se se lhes fornece energia. O comportamento térmico dos materiais permite compreender por que são usados materiais diferentes em várias aplicações do dia a dia que envolvem transferências de energia como calor, tais como nos aquecedores elétricos a seco ou na refrigeração automóvel.

Simulação JAVA (PT – usar navegador PaleMoon)java_icon

Vlab-Fis: Balanço energético num sistema termodinâmico

O vídeo introdutório é sobre a atividade experimental AL 3.3 – Balanço energético num sistema termodinâmico, do 10.º ano de Físico-Química, componente de Física.

Esta atividade experimental possibilita ao aluno estudar a transferência de energia entre dois subsistemas (água e gelo), quando misturados num copo calorimétrico. Através do balanço energético, tendo em conta o cálculo da energia necessária para fundir o gelo, o seu aquecimento e a energia transferida pela água no seu arrefecimento, pode-se discutir a eventual “energia de troca” entre o sistema e a sua vizinhança. A atividade é muito útil para refletir sobre a viabilidade de construir sistemas isolados.

Simulação JAVA (PT – usar navegador PaleMoon)java_icon