Biodiversity and

Landscape Design

Research and Landscape Design Projects
fcup_logo-1

Image: Wildlife gardens of the Faculty of Sciences, University of Porto.
Landscape design: Paulo Farinha Marques
 
Previous
Next
Plano de Arborização da cidade do Porto

O BIOPOLIS/CIBIO Centro de investigação propôs-se a realizar uma reflexão propositiva sobre a arborização de ruas, avenidas, e outros espaços-canal da cidade do Porto.
Este trabalho irá desenvolver-se em três fases:
– Fase 1: Caracterização e diagnóstico da situação existente;
– Fase 2: Plano;
– Fase 3: Protótipos de intervenção – ruas, espaços e espécies.


Book-open


Saber Mais

Previous
Next
Espaços naturais e espaços verdes urbanos do Porto

A presente publicação incide sobre os espaços naturais e os espaços verdes
urbanos do Porto, gerando orientações espaciais e estratégicas para a sua
estrutura ecológica municipal. Este documento reúne os principais conteúdos
produzidos no âmbito da “Instrução ambiental e paisagística da revisão
do Plano Diretor Municipal do Porto”, trabalho realizado pelo Centro de
Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do
Porto (CIBIO-InBIO) para a Câmara Municipal do Porto.


Book-open


Saber Mais

Previous
Next
Parque da Alameda de Cartes

O Parque da Alameda de Cartes foi desenvolvido no âmbito do URBINAT, um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, que tem como principal objetivo promover a regeneração urbana de áreas desfavorecidas através da implementação de soluções baseadas na natureza, seguindo um rigoroso processo de análise do lugar e suportado por um processo participativo que envolve cidadãos, agentes locais e decisores políticos.


Book-open


Vr-cardboard


Play-circle


Saber Mais

Previous
Next
Parque Central da Asprela

A Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto, o Município do Porto, a Águas do Porto – EM e a Agência Portuguesa do Ambiente – APA, acordaram promover o desenvolvimento de um novo espaço verde de uso público, em terrenos da UP situados no Campus da Asprela, freguesia de Paranhos da cidade do Porto.


Book-open


Vr-cardboard


Saber Mais

Previous
Next
Parque da Quinta de Lamas

O Parque da Quinta de Lamas é um projeto de arquitetura paisagista para os espaços situados entre as Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Economia da Universidade do Porto (UP), na freguesia de Paranhos da cidade do Porto. O conjunto destes terrenos, com uma área total de aproximadamente 3 ha (29953,57 m2), contém espaços abandonados/expectantes, espaços cultivados, edifícios rurais referenciais (a maior parte abandonados e em avançado estado de degradação), edifícios universitários, restos de uma antiga viela, um estacionamento improvisado e uma ribeira encanada.


Book-open


Vr-cardboard


Saber Mais

Previous
Next
Parque do Verdeal – Santo Tirso

O Parque do Verdeal localiza-se no município de Santo Tirso, nas margens do Rio Vizela. A área de intervenção conta com cerca de 2 hectares na freguesia de Vila das Aves, margem direita, e 1 hectare na freguesia de São Tomé de Negrelos, margem esquerda.


Book-open


Saber Mais

Previous
Next
Jardim da Ciência – Centro Ciência Viva

Situado numa antiga cadeia na zona sudeste da cidade, o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde (CCVVC) é um espaço aberto à comunidade, dedicado à promoção do conhecimento em ciência, recorrendo a equipamentos interativos que ajudam à informação e estimulam o interesse do público no pensamento e processos científicos.


Book-open


Saber Mais

Previous
Next
Jardim-bosque do Instituto Geofísico da FCUP

O Instituto Geofísico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (IGUP) é um importante equipamento universitário que se alicerça na história da academia portuense. Situa-se em Vila Nova de Gaia, sobre o rio Douro, na união de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, no ponto mais alto da Serra do Pilar (aproximadamente 95 metros), a poente da ponte do Infante. Compreende atualmente um terreno de 21 323,34 m2 (aprox. 2 ha), delimitado por muro de alvenaria de pedra, um conjunto edificado donde se destacam o edifício original (1885 – Posto Meteorológico) casa magnética, casa do guarda, estação climatológica (parque de aparelhos) e a estação sismológica (1963).


Book-open


Saber Mais

Previous
Next
Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros

Este espaço pertence à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, situa-se no concelho de Vila Nova de Gaia, mais propriamente no Monte da Virgem, junto à alameda com o mesmo nome, e desenvolve atividades de investigação e ensino em áreas das Ciências da Terra, do Espaço e da Engenharia Geográfica. Esta intervenção paisagística insere-se num programa de reabilitação do Observatório Astronómico que tem como objetivo dinamizar o espaço e reverter a tendência de degradação ocorrida ao longo do tempo devido à falta de manutenção regular.


Book-open


Saber Mais

Previous
Next
Parque Aventura da LIPOR

O Parque Aventura, um espaço verde com aproximadamente 18 hectares, localiza-se nas instalações da LIPOR em Baguim do Monte (Gondomar). Este é um espaço de recreio e lazer, ao ar livre, desenvolvido para promover a exploração do espaço exterior associado à atividade física, mas também é um espaço com um elevado potencial para a promoção da biodiversidade, algo ainda por explorar e desenvolver.


Book-open


Saber Mais

Previous
Next
Estrutura Verde Urbana: Estudo da relação entre morfologia do espaço público e diversidade de flora e de fauna na cidade do Porto.

As estruturas verdes são elementos paisagísticos fundamentais para a promoção e conservação da biodiversidade nas áreas urbanas ou a ser urbanizadas. Arquitectos paisagistas, arquitectos, urbanistas e gestores deviam estar aptos a desenvolver abordagens integradas que promovam as estruturas verdes urbanas de acordo com as actuais necessidades sociais, suportados por um profundo conhecimento sobre os ecossistemas urbanos. Essas abordagens devem criar oportunidades para convívio de pessoas, plantas e animais, em espaços públicos partilhados, com o mínimo conflito possível.


Book-open


Saber Mais

Topo