Previous
Next

Jardim-bosque do Instituto Geofísico da FCUP


Book-open

O Instituto Geofísico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (IGUP) é um importante equipamento universitário que se alicerça na história da academia portuense. 

Situa-se em Vila Nova de Gaia, sobre o rio Douro, na união de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, no ponto mais alto da Serra do Pilar (aproximadamente 95 metros), a poente da ponte do Infante. Compreende atualmente um terreno de 21 323,34 m2 (aprox. 2 ha), delimitado por muro de alvenaria de pedra, um conjunto edificado donde se destacam o edifício original (1885 – Posto Meteorológico) casa magnética, casa do guarda, estação climatológica (parque de aparelhos) e a estação sismológica (1963). Do topo do edifício a abrangência visual é ampla e profunda permitindo vivenciar uma da das mais espetaculares vistas sobre o Douro, as pontes, os núcleos urbanos históricos, os relevos e as matas envolventes. 

O projeto de execução de arquitetura paisagista para IGUP cria um novo jardim-bosque que se deseja promotor da qualidade ambiental, espacial e estética da paisagem urbana que o acolhe. O significativo aumento do coberto arbóreo em crescimento livre que propõe pretende ainda contribuir para a beneficiação microclimática, para a descarbonização e para a estimulação da biodiversidade. É um novo espaço verde de interesse público, de génese universitária, que se executa aberto à comunidade, garantido o uso múltiplo num contexto de manutenção comedida e pouco onerosa. 

A solução proposta evoluiu de um estudo prévio anteriormente desenvolvido, o qual previa usos mais exigentes assentes numa estratégia de hortas comunitárias (Farinha-Marques et al., 2014); esta revê criticamente a solução anterior adequando e pormenorizando uma visão mais parcimoniosa e flexível ao nível do uso e manutenção dos espaços exteriores, no sentido do desenvolvimento de um conjunto mais naturalista dominando por árvores.

PUBLICAÇÕES​



Instituto Geofísico da Universidade do Porto: Estudo Prévio e Plano de Ação Imediata

Farinha-Marques, P., Fernandes, C., Barbosa, J., Bruno, N., Marques T. (2014).
Projeto de Intervenção Paisagística para o Instituto Geofísico da Universidade do Porto: Estudo Prévio e Plano de Ação Imediata – Arquitetura Paisagista. Porto: FCUP-UP.

ISBN: 978-989-99306-1-2


download



Jardim-bosque do Instituto Geofísico da FCUP – Projeto de Execução​ 

Farinha – Marques, Paulo; Lameiras, José Miguel (2018).
Projeto de execução do Jardim Bosque do Instituto Geofísico da FCUP. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

ISBN: 978-989-99306-5-0


download