Previous
Next

Jardim da Ciência – Centro Ciência Viva


Book-open

Situado numa antiga cadeia na zona sudeste da cidade, o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde (CCVVC) é um espaço aberto à comunidade, dedicado à promoção do conhecimento em ciência, recorrendo a equipamentos interativos que ajudam à informação e estimulam o interesse do público no pensamento e processos científicos. 

Acompanhando os novos métodos de aprendizagem e de comunicação em ciência, o CCVVC pretende aumentar a sua interface com o público, criando o Jardim da Ciência, um novo espaço verde na proximidade, que propicia vivências científicas no exterior, constituindo um lugar de encontro, de observação e de conhecimento do mundo vivo e dinâmico. 

Aqui pretende-se facilitar a experiência da paisagem, o contacto com diversas formações vegetais e conjuntos rochosos da região, a experiência com elementos de água e a utilização de novos equipamentos lúdico- científicos criteriosamente posicionados no jardim. Este contacto permitirá a consolidação de saberes nas áreas da biologia, geologia, ecologia, física, matemática, química e ao nível do ordenamento do espaço. 

Situado entre a Avenida da Liberdade e a Travessa das Concheiras, o Jardim da Ciência irá desenvolver-se num espaço linear e contido, de área aproximadamente 0,5 ha; com uma unidade quase plana rematada a sul por um talude abrupto sobranceiro à linha B da Metro do Porto e ao rio Ave. O espaço já evidencia uma estrutura arbórea composta por cerca de 30 exemplares de 10 espécies de árvores adultas, maioritariamente caducifólias.

PUBLICAÇÕES​



Jardim da Ciência – Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Farinha- Marques, P.; Lameiras, J. M.; Rebelo, M. G. (2021).
Jardim da Ciência, Centro Ciência Viva de Vila do Conde: Projeto de arquitetura paisagista. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

ISBN: 978-989-54778-6-9


download

Topo