Faculdade de Ciências - Universidade do Porto - Departamento de Matemática


EDIÇÃO 2012-2013
   
 

Seminário de Modelação 2012-2013


Sessão pública de apresentação dos trabalhos.
Funcionamento do seminário >>>>.
Grelha de avaliação e recomendações para as apresentações >>>>
Dias
- 25 de Janeiro
de 2013 (sexta-feira) com início às 9h >>>>
- 28 de Janeiro de 2013 (segunda-feira) com início às 9h >>>>
Anfiteatro 0.30 do DM da FCUP (
Como cá chegar >>)
Horário das apresentações

28 de Janeiro 2013 (segunda-feira)
Hora             
Nome
Título
Resumo
9h- 9h 30
Jorge Henrique Oliveira
Análise e Processamento de Imagens DotBlot em Android
(pptx)
A análise de imagens dotblot é tradicionalemente baseada na detecção manual de dots , sendo um processo subjectivo e demoroso. Esta apresentação tem como objectivo demonstrar a  utilização de um processo automático de classificação dots. Para tal foi desenvolvido uma aplicação para Android, que utiliza uma grelha pré-definida e incluindo marcas de controlo ON e OFF para uma correcta projecção da grelha sobre a imagem . Com esta base foi desenvolvido  algoritmos de correcção de deformações geométricas na imagem, classificação do nível de ruído e avaliação do tipo de marcas dot (ON ou OFF).E portanto, com esta aplicação, é possível obter uma classificação fidigna das marcas dot.
9h40 -10h10 Maria João Silva

Estudo do efeito da hiperventilação moderada sobre a pressão intracraniana
(pdf)
Doentes com traumatismos craneanos sérios apresentam valores altos de PIC e há necessidade de os controlar. É sabido que nessas situações a hiperventilação exagerada pode ter efeitos adversos. No artigo, os autores estão interessados em estudar o efeito da hiperventilação moderada e da reserva cerebrospinal sobre a redução da PIC. Usando regressão linear múltipla, foi obtido um modelo para a redução da PIC, usando como variáveis explicativas o índice Rap e a PIC inicial.
10h20 -10h50 Nuno Daniel Costa Processo de detecção automática do papel hidrosensivel em
 imagens tiradas através de sistemas SmartPhones
(pdf)
Como primeiro passo no desenvolvimento de uma aplicação que pretende ajudar os agricultores no controlo dos gastos associados aos processos de fertilizões, pretende-se encontrar um processo de detecção automática do papel hidrosensivel, aplicado no meio de produções agrícolas, em imagens tiradas através de sistemas SmartPhones. Várias técnicas de segmentação de imagens digitais podem ser utilizadas, baseadas por exemplo, na distância Euclidiana ou de Mahalanobis, no método de k-médias ou na transformada de Hough.
  

Intervalo (coffee break)
11h40- 12h20 José Luís Mourão Ferreira
Regressão logística na identificação de factores de risco em acidentes automóveis e fraude de seguros
(pdf)
Nesta sessão será abordado o problema da fatalidade em acidentes de automóveis, utilizando a regressão logística para identificar os factores mais influentes. Também será analisado o caso da fraude na indústria de seguros, recorrendo à regressão logística e à classificação baseada em custos.
12h30- 13h Nilson Jose Moreira Probabilidade de Ruína: Modelação e Aproximações
(pdf)
Nesta apresentação estuda-se a probabilidade de ruína, tendo por base o Modelo Clássico de Risco (Modelo de Cramér-Lundberg). Aborda-se, também, o caso em que a probabilidade de ruína é expressa através da distribuição "ladder height". Faz-se ainda referência às aproximações para a probabilidade de ruína.Por fim, apresenta-se alguns problemas do Modelo Clássico e faz-se menção a algumas ideias para contornar tais problemas


Almoço
14h30 - 15h
Ana Cláudia Pinto Métodos de Previsão de Sinistros
(pdf)
Uma das principais obrigações das seguradoras prende-se com a regularização dos pagamentos das indemnizações devido à ocorrência de sinistros. Para honrar com estes compromissos financeiros futuros é necessário calcular uma estimativa para a reserva, sendo esta um dos principais fatores de risco associado à Solvência II.
As previsões das reservas podem ser efetuadas através de métodos determinísticos e estocásticos. Uma análise e exploração destes métodos será o objetivo principal desta sessão.
15h10 -15h40 Filipa Daniela Felizardo
Gestão de Inventários
(pdf)
As empresas têm como objetivo satisfazer as necessidades dos seus clientes, ao mesmo tempo que maximizam os seus lucros. Para isso, é necessário existir uma gestão de inventários. Nesta apresentação irei expor alguns modelos simples sobre a gestão de inventários e também uma abordagem mais complexa sobre este tema, a abordagem robusta.
15h50 -16h20 José Felix Mavungo
Programação não linear restrita para estimação da volatilidade com os modelos GARCH.
(pdf)
As séries económicas e financeiras apresentam variâncias e correlações que variam com o tempo, podendo se verificar que altos níveis de volatilidade aumentam o risco dos ativos ao passo que altos níveis de correlações condicionadas aumentam o risco das carteiras financeiras. Sendo assim o estudo dos modelos autorregressivos é essencial para se modelar estes fenómenos, nesta apresentação abordar-se-á um artigo que resolve o problema da estimação de parâmetros do modelo autoregressivo generalizado(GARCH) sem se impor restrições artificiais.


Intervalo (coffee break)
17h - 17h30 Álvaro Fangueiro Testes de Stress em carteiras de crédito a particulares - Abordagem ao Modelo de Correcção de Erros
(pdf)
O cálculo da probabilidade de incumprimento em carteiras de crédito é um dos parâmetros de Basileia II. A relação entre a probabilidade de incumprimento e os factores macroeconómicos será modelada através de séries temporais e um modelo de correcção de erros. A simulação da probabilidade de incumprimento será efectuada medindo os efeitos dos choques macroeconómicos aplicados ao modelo estimado, possibilitando uma melhor monitorização do Risco de Crédito.
17h40 -18h10 Fernando Gomes TBA
(pptx)


Local:
Anfiteatro 0.30
Departamento de Matemática da FCUP
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007
engmat@fc.up.pt
Como cá chegar >>
Engenharia Matemática
Engenharia Matemática
 
         
     
Engenharia Matemática