Faculdade de Ciências - Universidade do Porto - Departamento de Matemática


EDIÇÃO 2012-2013
   
 

Seminário de Modelação 2012-2013


Sessão pública de apresentação dos trabalhos.
Funcionamento do seminário >>>>.
Grelha de avaliação e recomendações para as apresentações >>>>
Dias
- 25 de Janeiro
de 2013 (sexta-feira) com início às 9h >>>>
- 28 de Janeiro de 2013 (segunda-feira) com início às 9h >>>>
Anfiteatro 0.30 do DM da FCUP (
Como cá chegar >>)
Horário das apresentações

25 de Janeiro de 2013 (sexta-feira)
Hora             
Nome
Título
Resumo
9h- 9h 30
João Teixeira Passos Coelho
Modelação do Carbono nas vinhas
(pdf)
O Carbono desempenha um papel fundamental na vida de um ser vivo. Nesta apresentação, será mostrado um modelo sobre o comportamento deste elemento nas diversas estruturas de uma videira. O objetivo será perceber se é possível diminuir o consumo de Carbono e a emissão de gases de efeito de estufa pela planta e assim produzir vinho com pegada neutra de Carbono.
9h40 -10h10 Joana Filipa Ramos
Risco de Portfolio em Múltiplas Frequências
(pdf)
Portfolio de risco (ou carteira de risco), introduzido por Markowitz em 1952, é definido como o desvio padrão do portfolio de retorno que é uma métrica importante na teoria moderna de portfolios. Markowitz desenvolveu um modelo de optimização paramétrico e simultaneamente genérico para poder ser aplicado numa grande variedade de problemas práticos e simples do ponto de vista da sua implementação.
O método mais popular para a selecção de um portfolio óptimo na perspectiva de Markowitz é gerir o risco, ou seja, minimizando-o e maximizar o retorno do portfolio de acordo com as correlações dos retornos dos vários ativos financeiros...
10h20 -10h50 Sérgio Baptista
Métodos de minimização para a determinação de parâmetros estelares
(pdf)
Devido ao recente aumento dos espectros de estrelas obtidos, em particular devido às recentes observações efectuadas com espectrógrafo HARPS, é necessária uma redução rápida e eficaz destes dados observacionais de forma a poder fornecer os resultados à comunidade científica para estudos posteriores. Esta redução permite-nos determinar parâmetros estelares, através de um processo iterativo com base em modelos. Este processo é actualmente baseado no Downhill Simplex Amoeba.  Os objectivos deste estudo são: optimizar a implementação baseada no Downhill Simplex Amoeba já existente; estudar e testar outros processos de minimização mais rápidos e eficazes que sejam capazes de lidar com uma grande quantidade de dados
  

Intervalo (coffee break)
11h40- 12h20 Clarisse Resende Otimização de horários
(pdf)
Nesta apresentação irá ser apresentado o problema base de criação de horários em grande escala. Irá também ser feita uma pequena abordagem de métodos e técnicas para simplificar ou melhorar os problemas mais complexos.
12h30- 13h Pedro Silva
Desenvolvimento de um sistema para o reconhecimento automático de plantas em Smartphone
(pdf)
Neste seminário discutir-se-á o estado de arte das principais técnicas utilizadas no reconhecimento automático de plantas com base na informação morfométrica presente em imagens digitais RGB das suas folhas. Analisar-se-á posteriormente o protótipo para a criação de um sistema integrado de classificação automática de espécies botânicas, pondo em evidência e contrapondo as suas vantagens e fragilidades e sugerindo alguns possíveis melhoramentos.


Almoço
14h30 - 15h
Ana Carvalho
Modelos matemáticos para o vírus HIV/SIDA
(pdf)
Nesta apresentação resumem-se alguns dos modelos para a transmissão do vírus HIV. Começa-se por um modelo simples para a dinâmica das populações das células T. Seguidamente reduz-se a dimensão do modelo e incorpora-se um atraso. Posteriormente, apresentam-se modelos matemáticos para simular o efeito da infeção das células T sobre a dinâmica do vírus HIV e sobre as respostas imunes. Por fim, mostra-se um modelo que passa a incluir a dinâmica da infeção do vírus HIV por dois clones das células T.
15h10 -15h40 Bruno Daniel Neto
Majority Judgement
(pdf)
Em todo o mundo, a escolha social de um candidato a partir de um conjunto de candidatos é conseguida através de eleições. Nesta sessão irão ser discutidas as limitações do modelo tradicional de escolha social, nomeadamente a possível deturpação da realidade, e o facto de através dele não ser possível obter métodos aceitáveis de classificação e eleição. Será apresentado um método que satisfaz os critérios tradicionais do que deve constituir um bom modelo de eleição – o Majority Judgement.
15h50 -16h20 Cátia Azevedo
Introdução ao método das Redes Bayesianas
(pdf)
Nesta sessão faremos uma abordagem ao tema das Redes Bayesianas (RB). Uma RB é um modelo probabilístico que representa um conjunto de variáveis aleatórias e as suas dependências condicionadas, é descrito através de um grafo acíclico e direccionado onde os vértices representam variáveis aleatórias e os arcos indicam dependência probabilistica entre elas.  Iremos também delinear como esta técnica poderá ser utilizada no contexo do diagnóstico epidemiológico de cárie dentária.


Intervalo (coffee break)
17h - 17h30 Raquel Reis
Programação Cónica de Segunda Ordem
(pdf)
Esta apresentação incidirá sobre o estudo dos problemas de programação cónica de segunda ordem (SOCP – second order cone programming). Os problemas SOCP são problemas convexos de otimização nos quais uma função linear é minimizada sobre restrições lineares e restrições do cone quadrático. Vários problemas (como por exemplo: programação linear robusta, programação quadrática, programação quadrática com restrições quadráticas) reformulados como SOCP podem ser otimizados com maior eficiência. Pretende-se então apresentar o conceito de SOCP, algumas das suas aplicações práticas e um método de resolução deste tipo de problemas.
17h40 -18h10 Crispiniano Furtado
Movimento Pedonal
(pdf)
Um dos propósitos fundamentais do trabalho é o estudo da dinâmica dos peões perante multidão. Conhecer a forma como os peões se movimentam, pode ser importante em situações de emergência em que é importante uma boa estratégia de evacuação. Sugere-se que o movimento de peões pode ser considerado como tráfego de carros que se subdivide em duas categorias, Microscópico e Macroscópico. Existem vários modelos de tráfegos desenvolvidos por vários investigadores. Será apresentado alguns dos principais modelos bem como alguns resultados de simulações computacionais.

Local:
Anfiteatro 0.30
Departamento de Matemática da FCUP
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007
engmat@fc.up.pt
Como cá chegar >>
Engenharia Matemática
Engenharia Matemática
 
         
     
Engenharia Matemática