Formação Contínua: Competências Transversais para Engenharia – Publicação e Escrita Científicas

Os investigadores são cada vez mais confrontados com a necessidade de publicar os seus trabalhos de pesquisa quer seja para transmitir conhecimento ou para efeitos de carreira académica. Este curso pretende facilitar essa tarefa através de um conhecimento mais aprofundado e exaustivo das várias componentes associadas à publicação e escrita científicas, e que estão descritos acima nos conteúdos programáticos do curso.

Com o conhecimento das questões relacionadas com as editoras, o tipo de jornal, em que bases de dados o jornal está inserido, o impacto do jornal, as etapas básicas da escrita de um artigo científico, a procura adequada de artigos já publicados em bases de dados, os problemas éticos e de plagiarismo, espera-se que as pessoas que atendam este curso possam publicar artigos com mais sucesso através de uma escrita mais sistemática e da escolha mais adequada da revista em termos de conteúdo e de impacto na comunidade científica. Para além da escrita e da escolha da revista, o estudante também será competente ao nível das revisões e correcções de artigos.

Destinatários:
Estudantes de programas doutorais e doutoramentos (3º ciclo de estudos) da U.Porto, estudantes de mestrados e mestrados integrados da U.Porto (2º ciclo de estudos), Postdoctoral Researchers associados à FEUP, bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP ou de institutos associados; alumni UPorto.

1. Publicação científica:
1.1 O processo editorial (incluindo refereeing);