No passado dia 11 de abril de 2022 realizou-se o I workshop do Projeto SHS: Saúde do Solo em Torno de Antigas Áreas Mineiras, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a participação de todas as equipas de investigação. Foram encorajadas as participações dos diferentes grupos de investigação integrantes do projeto, do Instituto do Ciências da Terra (ICT), do  Centro de Recursos de Naturais e Ambiente (CERENA), do  Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP/FCUP), Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP)  e do Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Este workshop permitiu a troca de experiências entre os investigadores e a divulgação dos primeiros primeiros resultados dos trabalhos desenvolvidos por de cada grupo.

Alguns dos trabalhos apresentados:

“SHS: Saúde do Solo em torno de antigas áreas mineiras: caracterização, análise de risco, e intervenção” – Apresentação do projeto e alguns indicadores

Saúde dos solos das Minas de Regoufe: contributos da geofísica e dos estudos de magnetismo ambiental

Minas de “volfrâmio” de Regoufe (Arouca). Apresentação da área

Mina de Regoufe: Resultados geoquímicos e toxicidade

Distribuição de Elementos Potencialmente Tóxicos nos Solos da Envolvente da Escombreira do Fojo Complexo Mineiro do Pejão

Ecotoxicological effects of Fojo Mine coal waste elutriates in the standard species:Lemna minor and Daphnia magna

O que pode a sociologia dizer sobre antigas áreas mineiras? Análise de risco e impacto social

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.