Objetivos

O Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências pretende proporcionar aos estudantes complementos de formação em temas centrais e atuais da ciência, não só com vista ao fortalecimento da educação em Ciências, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, mas também visando desenvolver capacidades para refletir analítica e criticamente sobre comunicação da Ciência a públicos muito variados e por meios diversos, numa perspetiva de promoção da cultura científica.

De forma mais específica o Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências tem como objetivos:

  1. Fomentar a formação avançada de professores das áreas de Física, Química, Biologia, Geologia e Matemática contribuindo para a melhoria da prática letiva, em contexto formal, mas também consolidar a sua ação em contextos não-formais de ensino.
  2. Potenciar o desenvolvimento de aptidões de divulgação das ciências, formando comunicadores para a dinamização de eventos e espaços físicos e virtuais de divulgação de ciências para vários públicos.
  3. Promover a aquisição de novos conhecimentos nas áreas científicas e a sua aplicação tecnológica, a utilização de metodologias e práticas de ensino e de divulgação inovadoras e a capacidade de reflexão e espírito crítico, para melhorar a educação e comunicação das ciências.

Candidaturas ao Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências para o ano letivo de 2021/2022

1ª Fase: 02 de janeiro de 2021 até 01 de março de 2021
2ª Fase: 12 de julho de 2021 até 25 de julho de 2021