“Não há nenhum ramo da Matemática, por mais abstrato que seja, que não possa vir a ser aplicado a fenómenos do mundo real.” (tradução livre)
Nikolai Lobatchevsky
A formação básica em Matemática, associada à possibilidade de escolha entre vários perfis de formação complementar dirigidos a diferentes tipos de vocação e objetivos profissionais, permite aos licenciados seguir com sucesso diversos percursos:
entrar imediatamente de forma competitiva no mercado de trabalho em diversos setores da indústria e serviços, nomeadamente, em actividades financeiras ligadas à banca e seguros, telecomunicações e transportes, exercendo funções variadas como modelação matemática e estatística de problemas concretos, análise de dados, desenvolvimento de algoritmos e software informático, entre outras;
frequentar um segundo ciclo numa área afim (áreas de ciências, engenharia, economia, gestão, informática, entre outras);
frequentar um segundo ciclo de formação de professores de Matemática para o 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário;
frequentar um segundo e eventualmente um terceiro ciclo em Matemática, de caráter essencialmente científico ou em aplicações, possibilitando o acesso a uma carreira académica no Ensino Superior.