Faculdade de Ciências - Universidade do Porto - Departamento de Matemática


EDIÇÃO 2010-2011
   
 

Seminário de Modelação


Seminário periódico de modelação para análise de situações da vida real (case studies) nas várias actividades em que a Matemática desempenha um papel primordial na modelação, simulação e previsão de processos.

Dia
Conferencista
Título da palestra
Mais info/Resumo




22 de Novembro 2010,
18-19 horas
Nuno Carmona
(REN- sector Modelos de Previsão)
Modelo de Redes Neuronais para Previsão do Consumo Diário de Gás Natural com Horizonte de uma Semana Pretende-se apresentar um modelo desenvolvido pela REN para previsão da procura de gás natural num horizonte de 7 dias tendo por base a metodologia de redes neuronais. Foram identificadas diversas variáveis com potencial explicativo do padrão de semanal de procura de gás natural e que podem ser utilizadas para realizar previsões da mesma. Serão apresentados diversos resultados quer ao nível da capacidade de previsão quer da resposta do modelo a diversas variáveis de input. Serão, finalmente, referidos os aspectos que seria desejável melhorar, expandir e inovar esta metodologia.

4 de Outubro
2010
18h-19h
Ana Filipa Ribeiro
Optimização da operação de um conjunto de aproveitamentos hidroeléctricos em cascata, em ambiente de mercado.
Estágio realizado na Divisão de Planeamento de Longo Prazo da REN Serviços,S.A. (Redes Energéticas Nacionais), no Departamento de Métodos e Modelos.










Local:
Anfiteatro 0.03
Departamento de Matemática da FCUP
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007 Porto
como chegar aqui>>






















 

Engenharia Matemática
Engenharia Matemática
 
         
     
Engenharia Matemática