Faculdade de Ciências - Universidade do Porto - Departamento de Matemática



EDIÇÃO 2010-2011
   
 

Âmbito. 2º ciclo (mestrado) Engenharia Matemática

O notável desenvolvimento das ciências naturais e da engenharia a que se assiste nos dias de hoje, deve-se ao sistemático recurso a técnicas matemáticas cada vez mais poderosas e sofisticadas. 

De facto, todas as leis conhecidas da natureza, bem como todos os processos tecnológicos, podem ser expressos como equações matemáticas. A manipulação dessas equações é fundamental na ciência moderna, permitindo a interpretação de observações empíricas e experiências laboratoriais, e daí partir para a previsão e decisão.

É também verdade que o avanço da Matemática é em parte motivado pelas necessidades de um mundo que cada vez mais aposta na inovação como pilar do progresso e bem-estar da sociedade.

Dada a cada vez mais íntima relação entre inovação, ciência e matemática, as formações académicas que apostam numa sólida preparação matemática e, ao mesmo tempo, estimulam e facilitam o diálogo com os vários agentes económicos (indústria, serviços, finança, seguradoras e outros utilizadores) são cada vez mais necessárias e determinantes. Não admira pois que estas formações tenham hoje um reconhecido sucesso e sejam cada vez mais procuradas pelas entidades empregadoras.

É neste contexto que o Departamento de Matemática da FCUP desenhou o 2º ciclo (Mestrado) de Engenharia Matemática, destinado a todos os estudantes que se sintam motivados pelas aplicações da Matemática e pretendam uma rápida e eficaz integração no mercado de trabalho.

Engenharia Matemática
Engenharia Matemática
 
         
     
Engenharia Matemática